.jpg)
Luiza Viana de Sousa (Luiza Viana) nascida em Angical do Piauí em 23 de maio de 1926, filha de Vicente Ferreira Lima e Joana Pereira de Sousa, era mãe de Eleusa e Socorro Viana, avó de Nayana, Nayro e Fernanda. Seu primeiro emprego foi no Jardim de infância do povoado Angical, que em pouco tempo passou a se chamar "Jardim de Infância Venâncio dos Santos".
Durante muitos anos foi a PRIMEIRA PROFESSORA de boa parte dos angicalenses. Permaneceu como educadora da metade dos anos 50 até o ano de 1978, quando uma grave enfermidade a impossibilitou de fazer o que mais adorava, ensinar. Teve como companheiras de trabalho: Antoninha e Darcy Alves. Devido aos problemas de saúde veio a falecer em 17 de janeiro de 1996. Citamos alguns que foram seus alunos, infelizmente não podemos citar todos, mas sem dúvida vale a lembrança.
Anadir do Abdon Alencar
Ataíde do Napoleão
Alcione Viana
Ariene do Chico Taurino
Adontilo Viana
Aparecida do Luís Regina
Alberto Ribeiro
Argemiro
Bernardina do Braz Ribeiro
Bogoiô
Bira da Luiza Alves
Claudete Santos
Cláudio Santos
Cleanto (Pedro Sobrinho)
Clemilton (Pedro Sobrinho)
Célia da Luiza Alves
Nanô (Pedro Sobrinho)
Lira da "Rua da Areia"
Conceição da Luiza Alves
Eurípedes Ferreira
Gleydinha (Antoninha)
Gorete (Bruno Freitas)
Natércio Freitas
Lindalva do Alencar
Lenildes (Príncipo)
Isolda (Polícia Federal)
Júnior do Valmir
Margarida do João de Deus
Margarida do Major Viana
Mateus Siri
Maria do Carmo (Nêgo dos Santos)
Valdomiro (Antônio Luiz)
Valter (Antônio Luiz)
Nonato do Ricardo Sousa
Ociano Ferreira
Valduce Ribeiro
Virgem Neta
Pirre
Silvandira (Sílvio Queiroz)
Renê (Neguim)
Roseira
Dadá (Titô)
Teresinha (Titô)
Dentre outros vários nomes que acompanharam de perto a vida dessa ANGICALENSE GUERREIRA, que nos deixou grandiosamente orgulhosos pelo seu exemplo de vida e uma eterna saudade daqueles que por algum dia aprenderam não só o A, B, C, mas os seus ensinamentos de vida. Luiza Viana nunca foi minha professora, quando me entendi "por gente" ela já estava no fim de sua jornada, a vida. Mas o meu sentimento seria o mesmo daqueles que aprenderam com ela e eu teria o mesmo prazer em dizer:
OBRIGADO TIA LUIZA VIANA...
Na imagem abaixo de 1964 alguns dos alunos da professora Luiza Viana. Não foi possível identificar todos da foto, quem lembrar de alguém que não esteja identificado deixe um recado identificando a criança da época.
No canto esquerdo a professora Luiza Viana.
Sentada a sua frente a Célia da Luiza Alves.
Fazendo a "baliza" a primeira é a Renê do Neguim do Luiz Venâncio.
Bem no centro uma das mais altas de olho fechado é a Gleydinha da Antoninha.
A última no canto direito que está em pé é a Solange da Rozilda.
A segunda sentada da direita para a esquerda é a "Preta" que foi criada pela Joana e o Raimundo Lima.
Apareceram algumas dúvidas, mas pra não postar incorretamente, achei melhor deixar apenas as que já tinham sido identificadas.
Faço um agradecimento especial a minha "quebra-galho" Socorro Viana e a minha cumadre Renê (Neguim) pelas fotos.
.jpg)
O blog que revive a história de Angical do Piauí.
Contato: angicalense@hotmail.com
Acesse: www.angicaldopiaui.com
ATENÇÃO: O blog é atualizado sempre às quartas-feiras.