Editoria

Concursos e Empregos
SIGA O 45GRAUS
Ter, 08-09-2009 ás 15:46:35

Começou inscrição para agente comunitário de saúde

A Prefeitura de Teresina vai realizar concurso público para agentes comunitários de saúde com vistas a atender as necessidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), programa desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os aprovados ficarão em cadastro de reserva aguardando a convocação. As inscrições ocorrerão, exclusivamente via internet, pelo site www.ufpi.br/copese, no período de 8 a 20 de setembro. O valor da taxa é de 15 reais e a prova escrita objetiva será aplicada no dia 25 de outubro próximo.

O concurso será executado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese), da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Para a realização do certame, o candidato deve ter Ensino Fundamental completo e residir na área da comunidade em que vai atuar. O cadastro de reserva abrange 414 bairros, vilas e comunidades rurais de todas as regiões de Teresina. O candidato concorrerá às vagas do bairro ou localidade para onde se inscreveu. Aos portadores de deficiência serão reservados 5% das vagas que vierem a surgir nos bairros ou localidades onde vão atuar. A jornada de trabalho do candidato aprovado e efetivado é de 40 horas semanais, de regime celetista, e o valor do salário é de R$ 465,00.

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher todos os campos do formulário eletrônico, imprimir seu pedido de inscrição e o boleto para pagamento da taxa, feito através da Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento deve ser efetivado até o dia 21 de setembro, em qualquer agência bancária e nos correspondentes bancários do Banco do Brasil.

De acordo com o edital, o certame constará de prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório, com valor igual a cem pontos (10 pontos para cada questão). A prova será de língua portuguesa (10 pontos), matemática (10 pontos), noções de informática (10 pontos) e conhecimentos específicos do cargo (20 pontos). A duração é de três horas, incluindo o tempo de preenchimento do cartão-resposta. Será eliminado o candidato que não atingir o mínimo de 50% dos acertos das questões de cada uma das áreas de conhecimento. Será considerado aprovado e classificado o candidato que obtiver, no mínimo, 60% do total de pontos da prova, obedecendo ao percentual exigido para cada área.

A divulgação do local de aplicação das provas será feita no dia 19 de outubro. O resultado da prova escrita, após análise de recursos, será informado no dia 4 de novembro. O resultado final está marcado para o dia 6 de novembro. O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

A atribuição do agente comunitário de saúde é desenvolver atividades de prevenção de doenças e de promoção de saúde por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas aos domicílios e na comunidade. O agente trabalha sob supervisão e acompanhamento do enfermeiro instrutor-supervisor da Equipe Saúde da Família, lotado na unidade básica de saúde de sua referência, conforme normas do SUS.

(Mais informações: UFPI/Copese - Fone 3215 5656 e www.ufpi.br/copese)

Semcom

Veja também