Editoria

Geral
SIGA O 45GRAUS
Dom, 09-05-2010 ás 22:07:00

Confira a previsão do tempo para esta semana

 A massa de ar frio presente desde sábado (8) em estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil deve permanecer durante a semana e já se espalha pelo país. Na maior parte do Norte e no Nordeste, a temperatura seguirá alta, com algumas instabilidades e pancadas de chuva isoladas.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Vlamir da Silva Junior, também há possibilidade de chuvas contínuas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. "A frente fria em São Paulo já passou para Minas e deve chegar ao Espírito Santo e ao sul da Bahia nesta segunda (10)", diz ele.

Sul
A temperatura entre as serras de RS e de SC deverá ficar em torno de três graus a partir desta segunda-feira (10). Há possibilidade de geada e de chuvas isoladas. Na terça-feira (11), um vórtice ciclônico deve causar instabilidade no norte gaúcho e no interior do PR e SC.

Sudeste
A partir do meio da semana, o vórtice ciclônico no Sul do Brasil poderá ocasionar chuvas e ventos fortes em São Paulo. Na segunda-feira, a capital paulista deverá ter o mesmo chuvisco contínuo que ocorreu no fim de semana. A previsão é semelhante para o interior do Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, o tempo permanece nublado e com pancadas de chuvas, exceto na parte sul do estado, que também deverá ter chuvisco. "A partir de quinta ou sexta-feira, o tempo pode começar a abrir em São Paulo, mas as madrugadas continuarão frias", diz Silva Junior.

 Centro-Oeste
A tendência é que as chuvas diminuam a partir desta segunda. Na terça-feira, parte do Mato Grosso pode ter sol, mas a temperatura deverá continuar pouco baixa, principalmente no período da manhã. Goiás pode ter pancadas de chuva, perto do Distrito Federal e na divisa com Minas. No meio da semana, chuvas continuam nessas áreas, mas em outras haverá sol e nuvens.

Norte
Um frio ameno deve prevalecer nos estados da região Norte do país nesta segunda-feira, principalmente no sul do Amazonas, que poderá ser afetado pela frente fria vinda do Rio Grande do Sul. Pancadas de chuva poderão ocorrer no norte do Amazonas, centro do Pará, Roraima e Amapá. "Isso é em parte explicado por uma linha de nebulosidade que fica sobre o Atlântico e poderá resultar em uma zona de convergência intertropical sobre o Amapá", explica o meteorologista do Inpe.

Nordeste

A maior parte do Nordeste deverá ter sol, entre o Sergipe e o Rio Grande do Norte, mas existe a possibilidade de pancadas de chuva no sul da Bahia, que deverá ser atingida pela frente fria vinda do Sul do país nesta segunda-feira. As chuvas mais significantes devem ocorrer entre o Maranhão e as regiões oeste e sul do Piauí.

 

G1

Veja também