Editoria

Concursos e Empregos
SIGA O 45GRAUS
Qua, 20-05-2009 ás 08:04:42

Empresas abrem vagas para jovens de 14 a 24 anos

Todas as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens de 14 a 24 anos por conta da lei de aprendizagem.

Juntas, seis empresas ou entidades têm ao menos 7 mil vagas para serem preenchidas até o fim do ano em todo o país – algumas das vagas dentro da lei de aprendizagem e outras que aceitam jovens nessa faixa etária. Confira algumas oportunidades na lista abaixo.

A lei de aprendizagem, de 2000, estabelece cota de 5% a 15% para pessoas nessa faixa etária sobre os cargos que exijam formação profissional - confira abaixo mais informações sobre a legislação.

Segundo o Ministério do Trabalho, a aprendizagem é atualmente a forma mais eficaz de inserir jovens de até 24 anos no mercado de trabalho.

“(É a melhor forma) tanto para o adolescente ou jovem quanto para o empregador, pois para o aprendiz a concomitância da teoria com a prática lhe promove maior experiência e para o empregador traz a possibilidade de qualificar futuros empregados”, respondeu o ministério por meio da assessoria de imprensa.

O CIEE, com o programa Aprendiz Legal, é uma das principais entidades que atuam com a lei de aprendizagem.

VEJA ONDE HÁ VAGAS PARA JOVENS DE ATÉ 24 ANOS

Empresa ou entidade Vagas Como se candidatar
Atento 2.500 Na capital paulista, cadastrar currículo no site www.atento.com.br; em Campinas (SP), enviar para atentocas@atento.com.br; em São José dos Campos(SP) para atentosjc@atento.com.br; em Ribeirão Preto (SP) para atentorib@atento.com.br ; em São Bernardo do Campo (SP) para atentosbc@atento.com.br; no Rio de Janeiro para atentorj@atento.com.br; em Minas Gerais para atentobh@atento.com.br; e no Rio Grande do Sul para atentors@atento.com.br.
C&A não informado cadastrar currículo no site www.cea.com.br.
Cinemark não informado comparecer em qualquer unidade da Cinemark ou se inscrever na Unibes (rua Rodolfo Miranda, 287/293, Bom Retiro, São Paulo).
Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) 500 cadastrar currículo no site www.ciee.org.br ou comparecer em qualquer unidade do país.
Federação Brasileira de Bancos (Febraban) 4.000 até o fim do ano cada banco é responsável pela seleção de aprendizes.
Mc Donalds não informado cadastrar currículo no site /www.mcdonalds.com.br/institucional/gente_trabalhe.asp.


O centro faz o recrutamento, seleção, formação teórica dos aprendizes, além de encaminhar para o trabalho. A prioridade é para os que têm entre 14 e 18 anos.

Atualmente, o CIEE tem 500 vagas para aprendizes, mas informa que a oferta é constante. “Temos parceria com mais de 3.000 empresas em todo o território nacional, que abrange desde empresas privadas de diversos setores e portes a órgão públicos”, explicou o gerente do programa, Everton Mendes.

Segundo Mendes, o CIEE já encaminhou desde 2003 mais de 30 mil jovens aprendizes.

A Atento, entidade que tem tradição na contratação de jovens, tem parceria com o CIEE para contratação de aprendizes. Além disso, também privilegia a contratação de jovens de até 24 anos para a função de teleoperador.

“A Atento aposta no jovem e por isso investe na oferta de vagas para o primeiro emprego. E como forma de incentivar o crescimento dentro da empresa, desenvolve programas de treinamento e aperfeiçoamento de seus profissionais”, afirmou Márcia Fontes, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas da empresa.

Jovens aprendizes durante aula de capacitação no
CIEE (Foto: Divulgação / CIEE)



De acordo com Márcia, o trabalho na Atento foi o primeiro para cinco mil jovens apenas no primeiro trimestre deste ano.

Outras empresas

A rede de cinemas Cinemark emprega atualmente 44 jovens aprendizes na área administrativa, organização de filas e atendimento ao cliente. Os candidatos devem ter ao menos 16 anos.

Além de contratar por meio da lei de aprendizagem, a empresa também diz ter preferência para empregar jovens de até 24 anos para as outras vagas. “Nossa organização tem o perfil de empregar jovens dando a chance de iniciar suas atividades profissionais com carteira profissional assinada, pois nosso foco é desenvolver profissionais e descobrir talentos”, informou por e-mail a empresa.

A rede de lojas C&A disse por e-mail que tem atualmente 100% da cota legal de aprendizes preenchida, mas informa que aceita inscrições em qualquer período “para futuras oportunidades”.
 

SAIBA MAIS SOBRE A LEI DE APRENDIZAGEM
O que diz a lei?
A aprendizagem é regida pela lei 10.097/2000 e prevê que empresas de médio e grande porte contratem jovens entre 14 e 24 anos considerando a cota de 5% a 15% dos funcionários.
Como é calculada a cota?
É verificado o total de trabalhadores que exercem funções que exijam formação profissional, menos os de nível técnico ou superior e cargos de direção.
Quem fiscaliza se a lei é cumprida?
Cabe às superintendências regionais do trabalho, ligadas ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Como funciona a aprendizagem?
Além de trabalhar , os jovens devem participar de cursos de capacitação.
Quanto tempo pode durar o contrato?
Até dois anos.
Como é feita a contratação?
Via carteira de trabalho em regime CLT.
Qual a carga horária de trabalho?
Eles podem trabalhar de seis horas (para quem não concluiu o ensino fundamental) ou oito horas (para quem está a partir do ensino médio), sendo que as aulas estão dentro dessa carga horária.
Como deve ser a remuneração?
Os aprendizes devem receber ao menos o salário mínimo-hora considerando o piso estadual.
Qual o benefício para a empresa?
Em vez de pagar alíquota de 8% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, a empresa recolhe 2%.
Fonte: Ministério do Trabalho

G1

Veja também