Editoria

Concursos e Empregos
SIGA O 45GRAUS
Seg, 05-10-2009 ás 16:10:10

IBGE contratará 232.900 para atuar no Censo 2010

Serão cerca de 200 mil agentes censitários recenseadores em todos os municípios. Os trabalhadores, que deverão ter ensino fundamental completo, coletarão os dados nos domicílios. Os outros cargos, que exigirão nível médio, incluem os de agentes censitários supervisor, municipal e de informática.


Segundo Sérgio Cortes, diretor-executivo do IBGE, a remuneração deverá ser de cerca de R$ 1.500 para recenseadores que ganharão por tarefa e trabalharão de três a quatro meses. Os outros terão salário variado R$ 1.000 para agentes censitários de informática, por exemplo. Em geral, o profissional atua na região onde mora.


Serão feitos dois processos seletivos simplificados, com provas de conhecimentos gerais, matemática, português e noções de informática.


*     IBGE: inscrições para 33 mil vagas terminam amanhã (6)


Segundo Cortes, a escolha dos supervisores será feita antes. Candidatos que não passarem poderão se inscrever na seleção para recenseador.


As informações serão reunidas em computadores de mão e em "netbooks". Os recenseadores serão treinados para usar o equipamento, abordar os moradores e fazer as perguntas.


O técnico de informações geográficas e estatísticas do IBGE Vando da Paz Nascimento, 29, participou da contagem da população feita pelo órgão em 2007. Recebeu treinamento para uso do computador e aplicação do questionário.


"[O treinamento inclui] orientação de como se vestir, não manifestar opinião política ou religiosa e não usar excesso de adereços", conta.


IBGE

 

Veja também