Editoria

Geral
SIGA O 45GRAUS
Ter, 15-09-2009 ás 15:05:46

Idéias Criativas para o Dia da Consciência Negra

Estão abertas as inscrições para a seleção pública para apoio a projetos culturais do edital Idéias Criativas para 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra 2009, com o tema Renascimento Africano Fesman - Festival Mundial de Artes Negras. A iniciativa é uma realização da Fundação Cultural Palmares-FCP e aceitará projetos até o dia 14 de setembro.

O foco é para idéias que visem fortalecer as ações de preservação da cultura afro-brasileira, e em especial, na promoção da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afrobrasileira, além de prever o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

O edital tem como objetivo principal a seleção de projetos que apresentem idéias criativas em todo o país, tendo como público alvo crianças e jovens em idade escolar, e que tragam em seu conteúdo, por meio de atividades culturais, subsídios para a Lei nº 10.639/03 que também institui o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra.

Os projetos podem ser formatados como: evento cultural, intervenção urbana, atividade sócio-educativa, seminário, palestra, debate e outros. Promover performances de todas as expressões artísticas durante o mês de novembro. O fundamental é que tenham como objetivo à questão negra e afrobrasileira. Podem participar Produtores, professores, agentes culturais de uma maneira geral, que desenvolvam trabalhos voltados para a cultura negra e afrobrasileira e ainda, instituições privadas sem fins lucrativos de natureza cultural, consolidadas na atuação com a cultura negra e afrobrasileira com, no mínimo, 03 (três) anos de existência.

Cada projeto selecionado na categoria projeto individual receberá até o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), e cada projeto selecionado na categoria projeto de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos receberá o valor de até R$ 40.000,00 (quarenta mil reais). Cada concorrente poderá participar com quantas Idéias Criativas quiser, porém somente uma iniciativa será premiada para cada proponente, respeitando as regras expressas no edital. Os projetos serão selecionados por dirigentes e/ou técnicos da Fundação Cultural Palmares e 01 (um) especialista da sociedade civil com reconhecida atuação e conhecimento na área da cultura afrobrasileira. Já o período de execução do projeto será de 01 a 30 de novembro.

As inscrições iniciaram no dia 31 de julho e segue até dia 14 de setembro de 2009.Os interessados devem enviar seus projetos somente por meio dos serviços de postagem da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

A relação dos projetos inscritos será divulgada no site da FCP. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (61) 3424-0113, pelo e-mail edital20denovembro2009@palmares.gov.br ou no site http://www.palmares.gov.br/

 

Festival Mundial de Artes Negras - FESMAN

E o Festival Mundial de Artes Negras, é a maior reunião das artes e da cultura negra do mundo. Idealizado pelo ex-presidente e poeta senegalês, Léopold Sedar Senghor, na década de 1960, com o tema Significação da Arte Negra pelo Povo e para o Povo. O segundo foi realizado na Nigéria, em 1977, com o tema Civilização Negra e Educação. A próxima edição vai homenagear o Brasil, tendo como tema o Renascimento Africano. Mais de 80 países vão participar do III FESMAN. Quatro redes de satélites vão percorrer o mundo inteiro mostrando toda a programação, que será transmitida em cinco idiomas: inglês, francês, espanhol, português e árabe. E o Brasil, como nação homenageada deve estimular um amplo diálogo em torno do assunto.

Veja também