45Graus
Home » Geral
Enviar por email
  
Corrigir

Enviar para amigo

  
Data: 16-07-2010 16:36:00

Inaugurado Centro de Tratamento contra Tabagismo em Teresina

Os fumantes de Teresina terão ajuda para largar o vício por meio do Centro de Tratamento contra o Tabagismo, instalado no Hospital do Parque Piauí. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Pedro Leopoldino, presidiu, nesta sexta-feira, 16, representando o prefeito de Teresina, Elmano Férrer, ato de entrega do centro, que passa a funcionar como referência na zona Sul da cidade para o fumante que quer se livrar do hábito de fumar.

Durante a solenidade, o presidente da FMS destacou que o passo inicial para largar o vício é a força de vontade do fumante. “No Brasil morrem cerca de 20 pessoas por hora devido a problemas decorrentes do fumo. Esse é um problema de saúde pública e a FMS vai ajudar aquelas pessoas que manifestarem esse desejo de abandonar o cigarro.”

Pedro Leopoldino ainda lembrou que as pessoas que conseguem abandonar o vício servem de exemplo para outras que querem deixar o hábito de fumar, como o publicitário Maurício Freitas. “Fumo há 26 anos e consegui parar por dois anos, mas retornei ao hábito e quando soube do centro de tratamento vim buscar ajudar, visto que aqui podemos compartilhar nossos problemas e vemos a força de vontade das pessoas para largar o cigarro.”

A FMS á iniciou as primeiras oficinas com profissionais para instalação de outro centro de tratamento contra o tabagismo, desta vez no Hospital da Primavera, que passará a ser referência para a zona Norte de Teresina.

Como funciona o Centro de Tratamento contra o Tabagismo
Para ter acesso ao tratamento, basta o fumante procurar o serviço social do hospital e manifestar a sua vontade. Pode ser espontaneamente ou por meio de encaminhamento de qualquer unidade do município ou profissional de saúde. O fumante deixa seu nome, endereço e meio de contato para ser inserido em um dos grupos de pessoas com esse mesmo objetivo, aguardando o dia do chamamento para ser iniciado no tratamento.

A equipe que acompanha o fumante nas fases do tratamento no Hospital do Parque Piauí é multiprofissional formada por médico, enfermeiro, odontólogo, assistente social, psicólogo, psicopedagogo e socioterapeuta, devidamente capacitados para a realização dos procedimentos.

O tratamento é composto de três fases. No primeiro mês, o fumante participa de reuniões semanais, todas as quintas-feiras, ocasião em que recebe um manual, elaborado pelo Ministério da Saúde, contendo todas as informações sobre os males da nicotina, seus efeitos e as medidas importantes que devem ser adotadas para se livrar do vício. No segundo mês, a reunião é quinzenal, e do terceiro mês em diante, as reuniões são mensais, até completar um ano, com sessões de prevenção de recaídas e manutenção da abstinência.

A coordenadora municipal de Controle do Tabagismo da FMS, Meire Silva, informa que cada grupo é formado por 15 pessoas, e a equipe de tratamento trabalha individualmente o fumante nas sessões. “A abordagem é individual porque o tratamento consiste na compreensão das motivações para o fumo no sentido de desconstruir os hábitos adquiridos pela dependência psicológica e comportamental do fumante”, explica a coordenadora.

O eixo do tratamento, segundo ela, é a abordagem da terapia comportamental. “A medicação também poderá ser utilizada, ou não, como apoio para o fumante, dependendo do grau ou do nível de dependência da nicotina, para a redução da síndrome da abstinência”, adianta Meire Silva.

Comentários (0)
Comente esta matéria