Editoria

Geral
SIGA O 45GRAUS
Seg, 26-11-2007 ás 16:00:00

Maitre, o profissional que mais se preocupa com o cliente

Você conhece um Maitre? Sabe o que é, quem é e o que ele faz?

A palavra tem origem francesa e significa “chefe”. O termo é empregado para designar o profissional responsável pelo ambiente agradável de um restaurante e o gerenciamento do trabalho dos garçons. Ele não é um gerente, pois este administra todo o estabelecimento, enquanto o maitre cuida da parte aberta do restaurante.

Ele deve estar sempre preocupado com a satisfação do cliente. Está sendo bem servido? A música é de bom gosto? E o cardápio? Estas são algumas das freqüentes perguntas que esse profissional de vê fazer ao cliente.

Em Teresina o mercado para esta profissão não é tão amplo, por isso algumas pessoas ficam sem entender quando alguém diz que é um maitre. Ronildo Soares, maitre há 4 anos, diz que é bem comum alguém perguntar: O que você faz ? O que é isso?

Segundo Ronildo, muitos empresários da capital não estão tão preocupados com o trabalho desenvolvido por esse profissional. Há um interesse muito maior pelo lucro imediato, em detrimento do bom atendimento oferecido aos clientes, no entanto, está mais que comprovado que o bom atendimento é fator determinante para fidelizar a clientela”.

Para se tornar um maitre é necessário fazer um curso que tem duração de 6 a 8 meses.

Veja também