Blogs

Palavra Viva
SIGA O 45GRAUS
Ter, 22-07-2008 ás 23:59:37

Marido não evangélico , como evitar conflitos ?

Hoje trataremos de assunto pertinente na vida de várias mulheres de Deus .Em entrevista realizada com uma mulher de Deus , a  Palestrante e Dra em Psicologia  Adriana Fonte .

A equipe do Palavra Viva em Brasília , fez a entrevista após o congresso de mulheres , evento abençoado , realizado em Julho , na Igreja Ministério da Fé  do Pastor Fadi Fará , a nossa equipe teve o privilégio de tratar de um assunto pertinente a nossa realidade cristã .
 
Então convidamos você a compartilhar dessa edificante instrução de convivência conjugal , baseado nos ensinamentos de Deus , anunciados pelo instrumento vivo , a conferencista Dra .Adriana Fonte .
 
Palavra Viva : - Sabemos que o livre arbítrio é uma das resultantes do vinculo matrimonial com pessoas que não são coesas no principio evangélico , como a bíblia adverte a mulher no processo de escolha de seu varão ?
 
Dra. Adriana Fonte : - Olha é um prazer contribuir com os leitores do Palavra Viva neste assunto atual , agradeço a oportunidade . Pois bem , A Bíblia nos diz : - "E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele". (I Co 7:13) ,  Às vezes a divergência de credos pode ser uma grande fonte de conflitos na família. Tenho recebido e-mails de muitas mulheres pedindo conselho de como proceder com seus maridos incrédulos. A Bíblia nos aconselha a não nos casar com alguém de outra religião (Dt 7:3,4 e I Co 7:39), mas se descobre o Evangelho depois de casada, os votos conjugais continuam valendo (I Co 7:10,13) e como! Em todo o tempo a Bíblia enfatiza a importância do vinculo conjugal e ensina as mulheres a serem prudentes, castas, boas donas de casa, sujeita a seus maridos, justamente para que a Palavra de Deus não seja blasfemada (Tt 2:4,5).
 
Palavra Viva : - Temos observado que a relação conjugal entre casais , onde o marido não crente tem gerado divergência na família , baseado nos ensinamentos de Deus como a Mulher Cristã pode proceder para dirimir as divergências ?
 
Dra. Adriana Fonte : - Por mais difícil que possa parecer, a postura da mulher deve ser segundo os frutos do Espírito. Uma das primeiras atitudes que a mulher tem que tomar e a submissão, a caridade, longanimidade, paz, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5:22, 23). Outro ponto é tentar se colocar no lugar da outra pessoa, talvez a implicância dele pode derivar do fato de se sentir sozinho, ameaçado por uma nova "religião", se sentir trocado ou mesmo deixado de lado e talvez o orgulho o impeça de admitir isso, por isso os gestos negativos. Jamais o deixe pensar que seu amor por Jesus faça com que o ame menos, por isso mesmo, seja mais dócil, compreensiva e procure-o mais. Assim a mulher deve ser mais cuidadosa ainda com as coisas do lar e como seu marido, afinal se não houver verdadeiramente uma mudança para melhor, que proveito terá a sua conversão?
 
Palavra Viva : - Doutora , a comunidade evangélica tem vivenciado casos de mulheres que são impedidas por seus maridos de freqüentar os trabalhos evangelísticos desenvolvidos pela igreja  e até algumas mulheres tem sido radicais diante das investidas e algumas  vezes agressivas e chantagem de seus maridos . Neste caso enfrentar o marido como obediência a Deus é algo correto ?
 
Dra. Adriana Fonte : - Em tempos atuais questões como estas são crescentes , logo há ainda alguns maridos que impedem que suas esposas freqüentem a igreja . Mas digo às mulheres que ,  isso é vencido com muita oração, jejum, persistência e sabedoria. A Palavra de Deus, diz que as mulheres devem ser sujeitas aos maridos, assim como é decente ao Senhor (Cl 3:18), o que se opõem veemente contra a independência e gestos de rebelião, assim deve ser sujeita ao marido por sujeição ao Senhor.  - E como enfrentar o obstáculo dele não deixá-la ir ao culto? A Bíblia também diz que devemos servir e adorar somente ao nosso Deus (Mt 4:10). - Esse fato me faz lembrar da passagem de Abigail, que por amor ao seu marido e obediência a Deus, passou a sua frente, para que nenhum mal lhe sucedesse, protegendo-o e fazendo a vontade do Senhor. Então teve atitude compreendida por seu marido posteriormente e sua fé foi justificada por Deus (I Sm 25:2–42). O que queremos dizer com isso, que deve se rebelar contra o seu marido? De forma alguma!..., Mas que deve sim agir com sabedoria. Nunca deixe o serviço da casa atrasado para ir a igreja, não atrase as refeições, redobre o cuidado com os filhos e principalmente com o marido. Pedro e os Apóstolos disseram "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (At 5:29) e ainda Paulo escrevendo a Gálatas comenta: "Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? Ou procuro agradar aos homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo" (Gl 1.10).
 
Palavra Viva : - Doutora , isso tem sido de certa forma observado pelas jovens solteiras nas igrejas e causado um receio em namorar e até casar , afinal casamento é algo eterno baseado nos princípios tradicionais de nossa sociedade . O que a Senhora aconselha às Jovens Solteiras das nossas igrejas ?
 
Dra. Adriana Fonte : É algo sério amar alguém , mas amar à Deus primeiro e mais nos será acrescentado , diante das escolhas precipitadas estamos sujeitos a viver dois extremos, mas a família é o plano de Deus, inclusive em I Co 7:16 diz que "como saberá se a mulher ou marido Crente salvará o seu cônjuge", sem contar em At 16.31, que nos diz que crendo em Jesus será salvo toda a sua casa, demonstrando assim a importância da postura do Crente perante o seu casamento. Então mulheres solteiras tenham sabedoria na escolha de seus futuros maridos , busquem os homens de Deus e sejam felizes !
 
Palavra Viva : - Para as casadas , como agir no dia a dia quando o marido é irredutível ? E por que o conflito é presente nas vidas das mulheres de Deus ?
 
Dra. Adriana Fonte : - A arma do crente é oração, logo agindo assim a mulher mostrará que tem sabedoria  . Contudo vá a igreja na hora que seu esposo não esteja em casa e nunca , nunca !  deixe seus deveres domésticos de lado por causa da Obra do Senhor.
- O conflito é algo presente na vida das mulheres de Deus porque o próprio Jesus disse que isso aconteceria, pois Ele veio trazer uma espada, membros crentes de algumas famílias se sentiriam cortados dos demais (Mateus 10:34-36), contudo Ele quer salvar todos em seu lar. Conheci várias mulheres que passaram por isso, uma delas inclusive é Pastora atualmente e orou 11 anos pelo direito de Servir e demonstrar seu amor a Deus. Elas venceram através da fé, perseverança, oração, jejum e principalmente temor ao Senhor. Mas como convertê-lo?...A principal arma aliada da oração que uma mulher tem é o testemunho, seu comportamento.
 
Palavra Viva : - A mulher evangélica e casada que tem um poder aquisitivo financeiro superior ao seu marido , é correto Elas impor a sua vontade sobre o cônjuge não crente  ? 
 
Dra. Adriana Fonte : Esse é um caso clássico nos tempos modernos , mas eu digo as poderosas que a Bíblia não permite que a mulher ensine ao seu marido "Não permito, porem, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silencio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva" (I Tm 2:12,13). Não pense que isso seja um machismo, pois alem de ser mandamento de Deus a experiência nos mostra que a maioria das vezes, quando uma mulher age assim com seu marido ele pode vir com palavras duras e irônicas. Quando isso acontecer, não retalie caso se sinta injustiçada, lembre-se do exemplo de Jesus, que mesmo sendo acusado sem ter nenhum pecado ficou mudo perante seus acusadores: "o qual quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se aquele que julga justamente" (I Pe 2:21,23). Nestas horas, lembre-se da imperfeição humana, pois para o incrédulo tudo é impuro, pois sua mente e sua consciência estão contaminadas (Tt 1:15).
 
Palavra Viva : - Doutora , apesar de abordarmos várias situações , sabemos que algumas Mulheres conhecedoras da palavra de Deus têm em alguns momentos ou em quase sempre dificuldade de perdoar aos maridos que às vezes exercem a sua superioridade de forma hostil ? A luz da palavra de Deus , como proceder em momentos difíceis na convivência familiar ? 
 
Dra. Adriana Fonte : - Apesar das atrocidades que podem acontecer , Mulher ! use do maior dom que Deus lhe deu: o amor. "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor (...) E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele". (I Jo 4:16) O mais importante de tudo, não guarde magoas: "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre sua ira" (Ef 4:26). Pois como vimos no versículo anterior a esse, somente amando permanecemos em Deus e guardando rancores, cada vez mais se estará distante de Deus e da salvação de seu marido. Neste caso o mais sensato é que a esposa Cristã evite pregar ao marido, caso ele não se interesse, até para poupar aborrecimentos. Mas, sem duvida ela deve seguir o conselho do apóstolo Pedro: "Vós, esposas, estai sujeitas aos vossos próprios maridos, a fim de que, se alguns não forem obedientes à palavra, sejam ganhos sem palavra, por intermédio da conduta de suas esposas, por terem sido testemunhas oculares de sua conduta casta, junto com profundo respeito" (1 Pedro 3:1,2).
 
Palavra Viva : - Qual a mensagem final que a Senhora transmite aos nossos milhares de internautas no tocante ao assunto abordado ?
 
Dra. Adriana Fonte : - Quero concluir enfatizado que , a mulher Cristã deve mostrar a seu marido que a vida em Cristo é melhor que era antes. E isso depende apenas de você, da sua capacidade de perdoar, de compreender, de ceder, ser humilde, depende da sua obediência a Deus, do seu comportamento e real conversão. Assim, com certeza atrairá seu marido para Jesus, pois ele ficará ansioso para conhecer o verdadeiro caminho, do amor, paz e salvação. A oração é essencial, mas principalmente sua atitude, pois: "Vos sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para ser pisado pelos homens. Vos sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e da luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem o vosso Pai, que estas nos céus" (Mt 5:13-16). Que o Senhor possa iluminar e guiar seus passos, dar sabedoria e fortalecê-la nas horas difíceis, mas tenha fé que a vitória e certa, quem garante é Jesus (At 16.31).
 
Palavra Viva : - Doutora Adriana Fontes , nós agradecemos essa fantástica e abençoadora entrevista e cremos que Deus nos usa para edificar e capacitar aqueles que são de Deus , homens e mulheres do céu , filhos e filhas da cruz gente como  nós como a Senhora e como você que leu atentamente ao palavra viva .
 
Dra. Adriana Fonte : - Eu agradeço grandemente a oportunidade de contribuir com o crescimento do Reino de Deus aqui na terra por meio da sabedoria concedida por Ele a nós . Reconheço que somos instrumentos de Deus para o agradecimento do seu Reino no mundo , pois Jesus Cristo é o único caminho para a salvação do Homem . Essa é nossa missão proclamar a mensagem verdadeira a todo ser humano .
Repórter : Rawlison Teixeira
Colaborador do Palavra Viva – DF
 
Agora você pode enviar sugestões para a nossa equipe
palavra-viva@45graus.com.br

Veja também