Editoria

Geral
SIGA O 45GRAUS
Seg, 19-04-2010 ás 13:27:00

Prazo de validade da vacina contra gripe H1N1 é reduzido de 18 para seis meses

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ) informou hoje (19) que o prazo de validade da vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – foi reduzido de 18 meses para seis meses. A decisão vale, por enquanto, apenas para o lote de vacinas produzidas por uma empresa canadense.

A decisão foi tomada depois que a vacina passou por um estudo de estabilidade e o resultado parcial indicou que o produto, quando aplicado após seis meses de sua fabricação, pode reduzir em até 50% a capacidade do organismo de produzir anticorpos e gerar imunidade contra o vírus H1N1. Dentro do prazo de seis meses, segundo a Anvisa, a imunização está garantida.

De acordo com o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, alteração do prazo de validade não altera a qualidade, a eficácia e a segurança das doses que já foram distribuídas ou que serão aplicadas nos próximos meses.

“É tranquilo afirmar que isso não se relaciona com a qualidade da vacina. Ela é eficaz e é segura. Reduzindo para seis meses, ficamos com um prazo seguro”, explicou. “Todas as agências que registraram a vacina também estão fazendo estudos de estabilidade. É possível que isso [redução do prazo de validade] seja feito com as demais vacinas”, adiantou.

Ele ressaltou que a expectativa do governo é que todo o lote de vacinas já adquirido e distribuído para as secretarias de saúde seja utilizado antes do novo vencimento mas que, caso issok não aconteça, a empresa fabricante já se comprometeu a fazer a reposição.

 

Agência Brasil

Veja também