Editoria

Saúde
SIGA O 45GRAUS
Seg, 29-06-2009 ás 17:30:25

Remédios caseiros prometem tratamento para saúde

O Mercado Velho de Teresina tem uma grande variedade de ervas, batatas, caules e caroços que contém substâncias de efeito terapêutico. Úteis para a população no tratamento e na prevenção de doenças, os remédios caseiros constituem resultado de uma exaustiva pesquisa dos recursos da medicina natural e popular.
 
Tentando garantir a veracidade das plantas medicinais, Dona Maria Lúcia, conta casos de cura pela utilização de ervas, por sua indicação, de modo correto. “Já houve muitos casos de cura com meus clientes, um deles foi de um rapaz que após um derrame, teve parte do corpo paralisado e deu início ao tratamento com plantas, pouco tempo depois voltou a andar normalmente”, declarou a vendedora.
Maria Lúcia vendedora de ervas há mais de 25 anos, no Mercado Velho de Teresina, conta ter aprendido com o ‘Dr. Raiz’ (Raimundo Nonato Pereira da Silva, estudioso de plantas medicinais) sobre o efeito terapêutico das plantas.
 
A farmacêutica e bioquímica Ilusca Martins reconhece que muitos medicamentos são feitos a base de substâncias extraídas das plantas e trazem bons resultados. Feitos em dosagens certas para o consumo. Cita como exemplo o isoflavona, substância presente na soja utilizada para reposição hormonal de mulheres na menopausa; Substâncias extraídas da berinjela para o tratamento do colesterol e uma planta cujo nome é pata de vaca para tratamento da diabete. 
 
“Tratamentos a base de plantas geralmente são permitidos para os pequenos problemas, como uma dor de cabeça leve, uma dor intestinal ou uma insônia. Tratamentos mais sérios devem ser encaminhados ao médico, para analisar a melhor indicação a ser tomada”, explica Ilusca. A bioquímica recomenda que aos pacientes que evitem ingerir bebidas alcoólicas e para grávidas que estejam amamentando suspender o uso da medicação, pois se tomada em uma dosagem errada pode fazer mal ao organismo da criança. 
 
As plantas mais procuradas no mercado velho de Teresina:
 
Entre os caules, são: Ameixa e Aroeira, ajudando na cicatrização de ferimentos e dores uterinas; O jatobá para o tratamento do prolapso, popularmente conhecido como bexiga baixa; e a quina-quina, caule que serve para diabete, colesterol e menstruação atrasada. 
 
Entre as batatas, são: A cabeça de negro utilizada no tratamento de artrite e artrose; o gengibre no tratamento de infecção na garganta; o açafrão para o tratamento da diabete, colesterol, coração e rouquidão e a purga aliviando quem sofre de intestino preso e hemorróidas. 
 
Entre os caroços, são: o pichuri, caroço que auxilia no tratamento de pessoas com derrame; a imbiriba que alivia as dores na coluna; a imburana de cheiro serve para os nervos se feito o chá, e se torrada para sinusite; a noz-moscada equilibra a pressão alta ou baixa;
 
Entre as ervas o eucalipto e manjericão são folhas que com a infusão tratam da sinusite e baixar febre.
 
E uma novidade no mecado, uma planta que tem nome cientifico complicado,Morinda Citrifolia, mas popularmente conhecida por NONI, é usada como tônico sexual e contra stress, principais motivos do aumento na procura.
 
 
Por: Rennata Helyne Araujo

Veja também