Editoria

Esporte
SIGA O 45GRAUS
Ter, 16-06-2009 ás 17:20:49

Roteiro do Cerapió inclui Parnaíba e Luís Correia

Parnaíba e Luís Correia e Sete Cidades, em Piracuruca, são trechos piauienses da 23º edição do Rally Cerapió. Considerada a maior prova off-road de regularidade da América Latina, a competição será realizada de 25 a 30 de janeiro do próximo ano, com apoio do Governo do Estado. O roteiro do rali foi divulgado  pela organizadora do evento, a Radical Produções. Os competidores largarão em Fortaleza (CE) e terminarão a prova em Parnaíba, no Piauí.

O Governo do Estado apóia a competição através de órgãos como a empresa Piauí Turismo (Piemtur) e Secretaria de Turismo (Setur). Nos anos pares, o rali é chamado Cerapió e nos ímpares, Piocerá. Segundo informações de Márcia Cristina, da Radical Produções, o roteiro foi definido após pesquisa de opinião junto a atletas e pilotos de vários Estados, para incluir lugares exóticos e bonitos do Piauí, Ceará e Maranhão, integrantes da Rota das Emoções.

Onde o rio encontra o oceano

A prova vai abrir o calendário off-road do país e tem Parnaíba como a porta de entrada para o único delta em mar aberto das américas. O Delta do Parnaíba é formado por ilhas intocáveis e rica biodiversidade que desperta curiosidade de turistas do mundo inteiro, atraídos pelas belezas do encontro do Rio Parnaíba com o Oceano Atlântico.

O roteiro divulgado agora pela organizadora inclui cidades e paisagens da Rota das Emoções, que envolve os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, embora a prova percorra trechos entre Fortaleza e Parnaíba. Os destaques da Rota das Emoções são Fortaleza, Jericoacoara e Ubajara (CE), Sete Cidades, Parnaíba e Luís Correia (PI), e Tutóia, Lençóis Maranhenses e São Luís (MA).

A prova terá opções para quem gosta de esportes de aventura, empregando carros 4x4, motos, quadriciclos, caminhões e bicicletas, que poderão participar nas modalidades Regularidade e Velocidade, em quatro etapas. Enquanto a prova motorizada de Regularidade terá cerca de 710 km, a prova de Mountain Bike terá 270 km, tendo o VeloCerapió um percurso de 440 km.

O roteiro

Segundo os organizadores, o ponto de partida será em Fortaleza nos dias 25 e 26 de janeiro, com vistorias, briefing e a largada promocional. A largada oficial do trecho Caucaia (litoral cearense) a Trairi será no dia 27. No dia 28, Trairi a Ubajara, para os inscritos na Regularidade, e de Trairi a Itapipoca, ainda no Ceará, para o Velo e para as bikes.

No dia 29, o roteiro para Regularidade será Ubajara a Camocim; para a Velo, Tianguá a Granja; e para Bikes, Tianguá a Viçosa. No dia 30, quarto e último da competição, os motores arrancam de Camocim (CE) a Parnaíba (PI) para a Regularidade; para o Velo, a etapa será Camocim (CE) a Luís Correia (PI) e para as Bikes será Parnaíba/Ilha Grande/Luís Correia, totalmente em solo piauiense. A premiação ocorrerá em Parnaíba, no Piauí.

Como participar

A Radical Promoções informou que está inscrevendo competidores no site do Cerapió, cerapio.com.br. Mais informações pelo telefone (86) 3231 9010.

Programação e roteiro do Rally Cerapió 2010

Dia 25 de janeiro - Segunda-feira: Fortaleza (CE)
- Vistoria técnica e médica: 9h às 19h

Dia 26 de janeiro - Terça-feira: Fortaleza (CE)
- Vistoria técnica e médica: 8h às 13h
- Briefing às 13h30 para participantes do VeloCerapió
- Prólogo às 15h para os participantes do VeloCerapió
- Briefing para participantes de regularidade e Bikes às 17h
- Largada promocional para todos participantes às 20h

Roteiro para Prova a Regularidade
Dia 27 de janeiro - Quarta-feira: Caucaia / Trairi (CE) - 160 km
Dia 28 de janeiro - Quinta-feira: Trairi / Ubajara (CE) - 240 km
Dia 29 de janeiro - Sexta-feira: Ubajara (CE)/ Camocim (CE) - 150 km
Dia 30 de janeiro - Sábado: Camocim (CE)/ Luís Correia/Parnaíba (PI) - 160 km

Roteiro para o Mountain Bike
Dia 27 de janeiro - Quarta-feira: Caucaia/Trairi (CE) - 90 km
Dia 28 de janeiro - Quinta-feira: Trairi / Itapipoca (CE) - 60 km, pernoite em Tianguá (CE)
Dia 29 de janeiro - Sexta-feira: Tianguá/Viçosa (CE) - 60 km, pernoite em Parnaíba (PI)
Dia 30 de janeiro - Sábado: Parnaíba/Ilha Grande/Luiz Correira (PI) - 60 km

Roteiro para o VeloCerapió
Dia 27 de janeiro - Quarta-feira: Caucaia/Trairi (CE) - 110 km
Dia 28 de janeiro - Quinta-feira: Trairi / Itapipoca (CE) - 100 km, pernoite em Tianguá (CE)
Dia 29 de janeiro - Sexta-feira : Tianguá/Granja (CE) -120 km, pernoite em Camocim (CE)
Dia 30 de janeiro - Sábado: Camocim/Luís Correia (PI) - 110 km
Festa de Premiação - às 22h (local a definir)

 

Ccom

Veja também