Quem tem interesse em prestar os concursos para 1.150 vagas na Receita Federal ou 750 vagas na Polícia Rodoviária Federal mas ainda não começou a se preparar, deve começar o mais rápido possível, alertam professores de cursinhos preparatórios.
A preparação para esses concursos varia entre um ano e 18 meses, mas especialistas alertam que quem se planejar pode ter mais chances. confira dicas abaixo.
Autorizações
Na Receita Federal, o governo autorizou 1.150 vagas de nível superior com salários que superam os R$ 13 mil.
Para a PRF, foram autorizadas 750 vagas de agente no dia 13 de abril. O prazo para publicação do edital, conforme determinação do Ministério do Planejamento, é até agosto deste ano.
A grande mudança no concurso da PRF é que a partir deste, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o cargo passará a exigir nível superior - até então, pedia nível médio. A remuneração inicial prevista é de R$ 5.620,12.
Preparação para o concurso
Para ajudar na preparação para o concurso da Receita, o G1 preparou uma lista com editais, provas e gabaritos de concursos anteriores. Veja abaixo:
| Começar a preparação o quanto antes, mas aumentar o ritmo aos poucos |
| Destinar o maior tempo possível para estudar |
| Mesmo se entrar em curso preparatório, dedicar tempo de estudo em casa; se não tiver tempo de estudar em cursinho e também em casa, opte por estudar em casa. Não adianta assistir aula e não treinar |
| Tentar estudar com livros sobre as disciplinas e não com apostilas |
| Obter informações editais anteriores e provas anteriores para ter noção do teor da prova |
| Antes da publicação do edital, reservar um dia de descanso por semana |
| Treinar com provas anteriores |
| Focar em direito constitucional, administrativo, tributário, previdenciário, português, informática, matemática financeira, estatística, contabilidade e economia |
| Verificar sempre as últimas decisões do Supremo Tribunal Federal |
| Cuidado com provas anteriores para o cargo porque o último concurso exigia nível médio de escolaridade e o de agora pede nível superior |
| Focar em português, raciocínio lógico, legislação de trânsito, direito constitucional, administrativo e penal |
| Técnico (atual analista) - clique no link em vermelho | |
| Edital | |
| Prova 1 – área de tecnologia da informação | Gabarito |
| Prova 2 - área de tecnologia da informação | Gabarito |
| Prova 1 – área tributária e aduaneira | Gabarito |
| Prova 2 – área tributária e aduaneira | Gabarito |
G1