Ministra de Direitos Humanos visita presídio onde criança foi achada em cela

Por: Francisca Pinto

A Ministra inspecionou o local onde ele foi fotografado na companhia de um detento.

Ministra de Direitos Humanos visita presídio onde criança foi achada em cela Foto: Ascom Ministério Público do Piauí.

Nesta terça-feira (17), a Ministra de Direitos Humanos da Presidência da República, Luislinda Valois, veio ao Piauí e visitou à Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, onde uma criança de apenas 11 anos foi encontrada em uma das celas.

Gilmar Francisco Gomes, pai do garoto, de 11 anos, foi preso e o detento, José Ribamar Pereira Lima, que estava na cela onde a criança foi encontrada, saiu  do regime semiaberto e voltou para o regime fechado.

O garoto e os outros três irmãos foram afastados dos pais e estão sobre proteção do Estado até que todas as investigações do caso sejam encerradas.

Os Promotores de Justiça Elói Pereira, com atuação junto à Vara de Execuções Penais de Teresina, e Paulo Rubens Parente Rebouças, titular da comarca de Altos, acompanharam Luislinda Valois à Colônia Agrícola Major César.

A Ministra inspecionou o local onde ele foi fotografado na companhia de um detento. Os representantes do Ministério Público e o Diretor de Assuntos Penitenciários da Secretaria de Estado de Justiça e dos Direitos Humanos (SEJUS), Cel. Adriano Lucena, transmitiram informações sobre as medidas tomadas com vistas ao aprimoramento do controle de acesso às dependências internas.

Visita ao CEM

A ministra também visitou o Centro Educacional Masculino (CEM). Lá a ministra foi acompanhada da Promotora de Justiça Francisca Lourenço, que atua nos processos relativos a atos infracionais atribuídos a crianças e adolescentes e representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social e da Cidadania (SASC), que gerencia a unidade.

A Ministra Luislinda Valois expressou preocupação com as condições do sistema socioeducacional em todo Brasil. A Promotora de Justiça Francisca Lourenço falou sobre a atuação institucional voltada para a promoção de melhorias estruturais e logísticas no CEM, destacando que o Ministério Público apoia o estabelecimento de parcerias. Depois da reunião prévia, o grupo visitou os adolescentes internos. A Ministra conversou com muitos deles e doou livros para distribuição.

Com informações da Ascom Ministério Público do Piauí.

 

 

Sidebar Informações