Piauí é o 1º no ranking nacional de deputados com curso superior

Piauí é o 1º no ranking nacional de deputados com curso superior

Dos 1.059 deputados estaduais eleitos em 2014 (incluindo os 24 deputados distritais), 30% (313) não cursou faculdade.

Do total, 4% (46) têm somente o fundamental e 0,5% (cinco) são alfabetizados, leem e escrevem somente. Outros 24% (253) fizeram só o ensino médio.

Os estados do Piauí e Espírito Santo estão empatados em primeiro lugar no ranking nacional, com a maior porcentagem de deputados com curso superior, eleitos em 2014. Dos 30 deputados estaduais, 26 (87%) têm diploma de curso superior.

Os deputados estaduais com menor grau de instrução no país são os de Rondônia: dos 24 deputados estaduais, apenas sete (29%) têm o terceiro grau. Outros 11 (46%) parlamentares do Estado têm o ensino médio e seis (25%) têm somente o fundamental.

O Rio de Janeiro tem 53 (76%) dos 70 parlamentares com curso superior. Em São Paulo, são 69 (73%), contra quatro (5%) que cursaram somente o fundamental. Outros 21 (22%) parlamentares paulistas possuem o ensino médio.

Em Minas Gerais, 58 (75%) dos 77 deputados estaduais têm diploma de curso superior, enquanto 15 (19%) concluíram apenas o ensino médio.

A diferença de grau de instrução entre os deputados estaduais do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul são acentuadas. Enquanto 20 (84%) parlamentares do Mato Grosso do Sul cursaram faculdade, somente 11 (46%) deputados estaduais do Mato Grosso têm diploma universitário. Cada um desses dois Estados tem 24 deputados estaduais.

UFPI: Serviços gerais trancam o portão em ato simbólico

UFPI: Serviços gerais trancam o portão em ato simbólico

Na manhã dessa terça-feira (16) o movimento grevista de técnicos administrativos da UFPI esteve no setor de serviços gerais. Em ato simbólico, foram colocados corrente e cadeado no portão de entrada do setor, que abrange motoristas, limpeza e a gráfica. Durante a manhã inteira, nenhum servidor saiu para trabalhar. O manifesto é uma das ações da greve da categoria, que iniciou no dia 03 de junho, sem nenhuma expectativa de acordo por parte do governo federal.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí - SINTUFPI, André Gonçalves, avalia o movimento como forte: "Essa greve foi aderida em 100% das universidades federais de todo o Brasil, pelos técnicos administrativos. E ontem, o Superior Tribunal de Justiça decretou o movimento como legal. Ou seja, os servidores podem vir para nosso movimento sem medo. Estamos fazendo tudo dentro da legalidade e com um único objetivo, que é oferecer melhores condições para o trabalhador", desabafa o presidente do Sintufpi.

As crianças dominam o 13º Salipi

As crianças dominam o 13º Salipi

Todos os corredores do Espaço Rosa dos Ventos, no campus da Ufpi, estão repletos de pequenos e ávidos leitores durante a realização do 13º Salão do Livro do Piauí (Salipi).

Durante as manhãs, diversos ônibus escolares estacionam na Ufpi com dezenas de crianças que chegam ao Salipi para explorar o universo da leitura e da escrita. Pelo Salão, elas escolhem quais livros querem levar para casa usando o cheque-livro que lhe dá crédito junto aos livreiros, participam de oficinas de Arqueologia, ouvem histórias infantis e ainda podem aprender sobre histórias em quadrinhos.

Victor Kayran, 5 anos, é aluno do Cmeie Parque Anita Ferraz e saiu do Salipi com um livro sobre dinossauros. "É muito legal aqui. Gostei desse livro porque tem quebra-cabeças", justifica o pequeno e exigente leitor.

Nesta terça, dia 09, um grupo com 13 alunos e um tutor do PET (Programa de Educação Tutorial), desenvolvido pelo curso de Pedagogia da Ufpi, encantou as crianças com a história da "Joaninha diferente". Cerca de 200 crianças assistiram às apresentações matutinas e outras deverão acompanhar as apresentações a partir das 16 horas.

Programação continua

O Salipi oferece atividades para todas as idades e gostos. Hoje, a partir das 15 horas, o Seminário Língua Viva promove a palestra "A Cidade na Literatura, na música e nos quadrinhos", no Cine Teatro da Ufpi. Já a partir das 19 horas, as pessoas poderão acompanhar um bate-papo com o cantor, compositor, blogueiro, escritor e articulista Tico Santa Cruz (RJ).

Além disso, o Bate-Papo Literário reserva lançamentos de livros, debates e conversas literárias. No palco, a banda Estação Gandaia e o Studio Raks de Dança Árabe prometem animar a noite desta terça.

13º Salipe tem início nessa sexta-feira (05)

13º Salipe tem início nessa sexta-feira (05)


Com o tema “A leitura nutre a inteligência”, o Salipi 2015, assim como a edição anterior, será realizado no campus da Universidade Federal do Piauí, no Espaço Rosa dos Ventos. A programação terá início nesta sexta-feira, 05, e vai até o dia 14 de junho, com lançamento de livros, oficinas e palestras de escritores e intelectuais convidados.

Segundo organizadores do evento, nos últimos anos o Salipi tem enfrentado dificuldades, mesmo assim vai ocorrer com qualidade. Nessa edição o tema propõe uma reflexão sobre o que está sendo consumido como arte literária, homenageando o historiador Monsenhor Chaves. 

Dentre as atrações confirmadas está a jornalista e escritora Talita Rebouças, que escreve livros direcionados aos adolescentes e a presença do canto e blogueiro Tico Santa Cruz.

O Salão do Livro do Piauí – SALIPI, realizado anualmente desde 2003, é o principal evento da Fundação Quixote e integra o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil.

As inscrições para o acesso a todas as palestras devem ser feitas no site, e a taxa custa o mesmo valor do ano passado R$ 50,00. As credenciais serão entregues 1h antes da abertura do evento (portanto, dia 05/06 às 18h), no estande da Coordenação do SALIPI na UFPI. 

Hoje é o Dia da Liberdade de Imposto

Hoje é o Dia da Liberdade de Imposto

A Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e movimentos que representam jovens empreendedores e empresários em mais de 15 estados brasileiros vão realizar, em 22 de maio, o Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos (DLI). Por meio de ações e atividades coordenadas, a proposta é conscientizar a população sobre a alta carga tributária, como são distribuídas as arrecadações em todo o país e a evolução do percentual desta carga ao longo dos governos. 

Durante o DLI, o objetivo também é cobrar a efetiva e correta aplicação de tributos em benefício de toda sociedade, além de coletar assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente (MBE) - que propõe a Simplificação Fiscal por meio da redução do número de impostos, ponto de partida para a redução da carga tributária. Mais de 250 mil pessoas já assinaram o manifesto em www.brasileficiente.org.br .

Assim como em anos anteriores, um dos focos do DLI será o alerta sobre a alta carga tributária que incide na área da educação no Brasil. O presidente da Conaje, Fernando Milagre, alerta que, atualmente, “com o valor dos impostos recolhidos dos brasileiros é possível pagar mais de 753 milhões de mensalidades escolares em instituições particulares. Salienta ainda que hoje a classe empresarial destina 33% de seu faturamento somente ao pagamento de tributos.”

Levantamento da Conaje revela ainda que o Brasil é um dos poucos países do mundo que tributam a educação, com impostos ultrapassando os 37% nas mensalidades escolares.  No caso de materiais, a carga tributária pode chegar a quase 50% do valor cobrado pelo produto. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Durante o DLI, a CONAJE também chama atenção para o crescimento da carga tributária a cada governo, começando pelo governo Sarney com 22,9% de carga até o governo Dilma, correspondendo aos atuais 36,42% de carga tributária praticada no Brasil. 

Dia de alerta 

Pela Lei 12.352/10, sancionada pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e proposta (PL 819/07) pelo então deputado federal Sandro Mabel (PR-GO), o ‘Dia da Liberdade de Impostos’ é celebrado sempre no dia 25 de maio. Em 2015, O DLI será realizado no dia 22 de maio, porque é alusivo ao período em que os brasileiros trabalham no ano para pagar impostos, taxas e tributos para o governo. Em média, 36% da renda bruta do trabalhador são comprometidas e direcionadas para pagar tributos federais, estaduais e municipais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). 

Segundo Fernando Milagre, o País até avançou nos últimos anos no que diz respeito à tributação, com a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica e a lei que determinou a discriminação de impostos e tributos em notas e cupons fiscais. “Mas é preciso avançar muito mais. O trabalho de conscientização e alerta tem sido feito, tanto com o DLI quanto com o Feirão do Imposto. Isso sem falar da cobrança que movimentos como a Conaje e o MBE realizam periodicamente em várias regiões do Brasil. Mesmo com tudo isso, é preciso lutar e cobrar ainda mais dos governos, sejam municipais, estaduais ou federais. Precisamos, por exemplo, saber para onde vão os 33% de impostos que incidem no faturamento dos empresários brasileiros. Esses tributos precisam ser revertidos em benefício para a sociedade”, enfatiza. 

Conaje

Com atuação e representação em 22 estados brasileiros, a Conaje é uma entidade sem fins lucrativos que atua há 16 anos no fomento ao empreendedorismo, fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas – principalmente geridas por jovens -, na articulação e divulgação de práticas capazes de fortalecer a disseminação de novos e sólidos negócios no Brasil. Por meio de parcerias, trabalha também para o estabelecimento de políticas públicas e práticas institucionais que incluam os micros e pequenos empreendedores nas primeiras categorias de estratégias de desenvolvimento do País. 

Com foco ainda no jovem empreendedor, a Confederação realiza projetos, eventos e ações para desenvolver empreendedores e jovens líderes através de capacitação técnica e experiências diferenciadas, e facilitar a troca de informações e gerar conexões com o objetivo de promover oportunidades de negócios.

Pilares da instituição

Mais de 36 mil jovens empresários e empreendedores do País, por meio de 186 entidades, relacionam-se direta e indiretamente com a instituição, com o objetivo de articular e divulgar práticas que fortaleçam a disseminação de novos e sólidos negócios no país. Com o apoio dos núcleos estaduais e locais, desenvolve ações que se baseiam nos pilares da entidade, que são capacitação, relacionamento e representatividade.

Fonte: Ascom

Dia do Empreendedor Jovem é celebrado nesta quinta-feira (21)

Dia do Empreendedor Jovem é celebrado nesta quinta-feira (21)

Após sanção do Governo do Piauí em outubro de 2014, nesta quinta-feira, dia 21 de maio, está sendo o primeiro Dia do Empreendedor Jovem comemorado no Estado. O projeto de Lei que definiu a data, foi de autoria do deputado estadual Fábio Novo.

“A partir da criação da Associação dos Jovens Empresários (AJE) nossos jovens estão mais motivados a seguir a carreira do empreendedorismo. A data fixada no calendário oficial será útil para organização de ações e debates acerca do empreendedorismo jovem”, comentou o deputado na época.

Comissão da OAB/PI promove debate sobre escravização negra no PI

A Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promove, no dia 11 de maio, o I Ciclo de Debates com o tema "A escravização negra no Piauí: recortes do passado e reflexos na contemporaneidade". O evento terá início às 8h, no auditório da ESA-Piauí.

Na ocasião, a Comissão discutirá a escravidão negra no Piauí, com raízes na diáspora africana até seus reflexos na sociedade atual. O Ciclo contará com as palestras dos professores Mairton Celestino e Raquel Costa, pesquisadores em História, que esclarecerão muitos questionamentos e abrirão espaço para o debate.

Ana Carolina Magalhães, presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB-PI, relembra que no dia 13 de maio não aconteceu uma abolição de fato e, por isso, na data, é comemorado o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. “O debate acontece em uma semana de combate à discriminação racial. 13 de maio não representa uma emancipação afrodescente verdadeira. Por isso, queremos oportunizar esse debate de como se deu a escravidão e quais são os reflexos que ela ainda deixa na nossa sociedade atual, para que possamos estabelecer medidas objetivas para atingir a igualdade racial”, finalizou.

A entrada é gratuita e o evento é voltado para advogados, estudantes, militantes do movimento negro e direitos humanos, autoridades competentes e demais interessados. Informações: (86) 2107-5800.

 

Ciro Nogueira quer formar blocão para apoiar Firmino em 2016

Ciro Nogueira quer formar blocão para apoiar Firmino em 2016

Algo de muito estranho está acontecendo na política piauiense. Tão pouco terminou mais uma eleição, surge o presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira defendendo uma união das forças políticas locais em torno do prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB).

Tudo pode ser uma arapuca para neutralizar as intenções do prefeito Firmino Filho e fritá-lo antes que ache que já ganhou. Esse filme é bastante conhecido do eleitor. Está claro que Ciro Nogueira busca uma oportunidade de viabilizar sua campanha para o Governo do Estado em 2018. E com uma ajudazinha ao prefeito, tudo fica ainda mais garantido.

Mas quem garante que Firmino Filho está mesmo com essa “bola” todo? O senador fala numa parceria administrativa, mas, há quem veja na ideia, um caminho aberto para alianças com vistas à próxima eleição. Havendo ou não reeleição, Firmino teria o apoio dele Ciro, do governador Wellington Dias (PT)) e dois outros dois senadores Elmano Ferrer(PTB) e Regina Souza(PT).

Administrativamente, a parceria é viável, afinal, senadores, prefeito e governador devem mesmo se entender e juntos, trabalharem pelo desenvolvimento da cidade. Mas, politicamente, isso não deu certo em 2012.

MEMÓRIA

Naquele ano (2012), na eleição para prefeito de Teresina, o candidato de oposição, Firmino Filho(PSDB), enfrentou os mais fortes adversários que, no 1º turno estavam divididos. De um lado, o então senador Wellington Dias (PT), do outro, o prefeito Elmano Ferrer (PTB) tentando a reeleição com o apoio do senador Ciro Nogueira (PP). Havia também o candidato do governador Wilson Martins, o apresentador Beto Rego (PSB).

POVO DISSE NÃO AO BLOCÃO

Para o 2º turno, ficaram Firmino e Elmano. O tucano ficou isolado. O governador e os três senadores se juntaram ao prefeito na tentativa de reelegê-lo. Foi aí que o deputado Robert Rios (PC do B), então secretario de Segurança se rebelou, divergiu e denunciou que havia um “Blocão” contra Firmino. A denúncia caiu no gosto do eleitor e Firmino derrotou Elmano.

QUEM VIVER VERÁ

A ideia do senador Ciro Nogueira de juntar todos no mesmo bloco em torno de Firmino, por enquanto é só no campo administrativo. “Que fique por aí – diz Robert - pois, se migrar para a seara política, o tucano pode sentir na pele o que Elmano sentiu em 2012”, completa.

E nesse imbróglio todo, o senador Elmano Férrer vai ficar calado? Diante dos seus milhares de votos em todo o Estado, será que vai ficar apenas vendo o cavalo passar selado? Não queremos acreditar nessa hipótese!

 

PTB de Elmano e João Vicente querem deixar governo do Estado

PTB de Elmano e João Vicente querem deixar governo do Estado

Circula pelos corredores do Palácio de Karnak, que o PTB, partido que conta com o maior número de nomeados pelo governador Wellington Dias (PT), entregou os cargos e pretende abandonar o barco já no início do governo petista.

Ao todo, são oito secretarias que, se Wellington Dias, que pediu uma semana para pensar, resolver aceitar o pedido, estas secretarias destinadas ao PTB estarão disponíveis, certamente, ao PMDB e PSDB. Em política tudo é possível.

OS CARGOS DO PTB

Secretaria de Segurança - Fábio Abreu
Secretarias de Infraestrutura - Janaína Marques
Defesa Civil - Hélio Isaías
 Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Nerinho
Coordenadoria de Comunicação Social - João Rodrigues
Secretaria de Turismo - Flávio Nogueira
Secretaria de Mineração – Liziê Coelho
Junta Comercial do Estado – Leonardo Férrer

OS MOTIVOS

Segundo ainda a mesma fonte, os motivos da saída do PTB do governo Wellington Dias são porque não se configurou um acordo com vistas às eleições do próximo ano ao Palácio da Cidade, que através do senador Ciro Nogueira (PP), a bola da vez é do senador Elmano Férrer, do PTB. Esta decisão tem o aprovo do ex-senador e presidente da Executiva Estadual do PTB, João Vicente Claudino.

CALDO DE PINTO DA PRIMEIRA PENA

Enquanto não sai a decisão do governador Wellington Dias sobre a saída ou não dos petebistas, o que tem de "nêgo" no caldo de pinto de primeira pena, não está escrito.

Por enquanto os petebistas mantém-se disolados, injuriados, tristes, aborrecidos e enfartiados com a demora da decisão, fato que fez esgotar todo o estoque de Lexotan e pinto, nas farmácias e granjas do Estado.

E o pior é que se o governador realmente afastar os petebistas dos cargos que ocupam, o próximo São João será regado somente a milho verde, pois sem salário, o uisque também sairá da lista do Kit Folguedos.

 

Luís Lobão manda imprensa investigar as contas da ALPEI

Luís Lobão manda imprensa investigar as contas da ALPEI

O presidente da Câmara de Teresina, Luiz Lobão, sugeriu em uma conversa com jornalistas no seu gabinete na Câmara Municipal de Teresina, que a imprensa “olhasse” também como estão as finanças da Assembleia Legislativa do Piauí, ao invés de concentrar fogo na sua Câmara.

“Venha cá! Vocês já foram lá à Assembleia Legislativa, que é bem maior?”, insinuou o vereador ao protestar pelo interesse de seguimentos da imprensa com os gastos da Câmara.

PROVIDÊNCIAS URGENTES

Lobão informou que o novo analista de informática que vai alimentar o Portal da Transparência da Câmara é Hudson Henrique Luz. Ele já tomou posse.

Sendo assim, espera-se que Hudson jogue luz nos gastos da Câmara, divulgando no site da Casa o que interessa à população:

- as notas fiscais dos gastos com verba indenizatória;
- nomes de servidores por gabinete e demais locais;
- relação das empresas contratadas, licitações e notas fiscais emitidas.

Só isso referente aos anos dessa Legislatura: 2013, 2014, 2015 e mais na frente, 2016. É tão simples sem claro!

NÃO VAI DAR EM NADA

Pelo visto, e pelo andar da carruagem, o roubo na Petrobras não vai dar em nada. Todo dia é a mesma conversa e lenga-lenga da imprensa e advogados dos envolvidos. Os que estão presos, logo sairão pela porta da frente como José Dirceu, Genoíno e tantos outros corruptos.

Todo este filme de longa metragem só é bom para a imprensa que aproveita a oportunidade para faturar com propaganda e para os advogados que vão sair do miserê.

O CASO É GRAVE!

Comenta-se nos quatro cantos de Teresina, que alguns soldados da Força Nacional a serviço no Piauí, estariam a maior parte do tempo namorando garotas das cercanias da cidade, inclusive com denúncias de gravidez.

Se for verdade o que nos foi repassado, o caso é bastante grave e merecedor de investigação por quem de direito. Aliás, o que foi que eles vieram mesmo fazer aqui? Pois a criminalidade não diminuiu nem um pouco!

 

 

Sidebar Informações