Mandacaru do Sertão nega envolvimento em confusão durante Cidade Junina São Jacó

Por: Francisca Pinto

De acordo com a nota, após consagrar-se campeã do festival, por volta das 03h00min, a Junina Mandacaru do Sertão retornou a Barras

Mandacaru do Sertão nega envolvimento em confusão durante Cidade Junina São Jacó Foto: Ascom

Em nota, a Associação Folclórica e Cultural Mandacaru do Sertão afirmou que não teve nenhum envolvimento com os atos de violência física e verbal ocorridos no último sábado (30/06/18) durante o Festival de Folguedos de Nossa Senhora dos Remédios. A associação também repudiou o falseamento de informações acerca dos fatos ocorridos.

De acordo com a nota, após consagrar-se campeã do festival, por volta das 03h00min, a Junina Mandacaru do Sertão retornou a Barras e a confusão aconteceu após a saída de todos os integrantes da Junina Mandacaru do Sertão da cidade.

“Todos os integrantes da Junina Mandacaru do Sertão deixaram o evento e a cidade de Nossa Senhora dos Remédios por volta das 03h00min, tendo retonardo à Barras com a tranquilidade de sempre. Os atos de violência física e verbal, ocorridos naquele festival e amplamente divulgados nas redes sociais e meios de comunicação, deram-se após a saída de todos os integrantes da Junina Mandacaru do Sertão daquela cidade”.

A Associação Folclórica e Cultural Mandacaru do Sertão afirma que nenhum membro da Junina Mandacaru do Sertão, seja dançarino, diretor ou integrante do apoio, envolveu-se em qualquer tipo de confusão, atrito ou provocação naquela noite.

 A Junina Mandacaru do Sertão ainda lamentou o ocorrido e reafirmou o seu repúdio a qualquer espécie de violência praticada contra qualquer pessoa, notadamente contra quadrilheiros, pessoas que, sob muitas adversidades, mantêm acesa uma tradição cultural que compõe a identidade nordestina.

Também repudiou a divulgação dos fatos sem a devida apuração, o que resultou em postagens e notícias que deturparam os eventos ocorridos no Festival de Nossa Senhora dos Remédios.

 

Confira nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação Folclórica e Cultural Mandacaru do Sertão vem, por meio desta, esclarescer que:

NÃO TEVE QUALQUER ENVOLVIMENTO com os atos de violência física e verbal ocorridos no último sábado (30/06/18) no Festival de Folguedos de Nossa Senhora dos Remédios, bem como REPUDIAR o falseamento de informações acerca dos fatos ali ocorridos.

 

Em verdade, nesse sábado, a Junina Mandacaru do Sertão participou do Festival de Folguedos de Nossa Senhora dos Remédios, tendo sagrado-se campeã de forma justa, transparente e regular.

Após o anúncio oficial do Resultado, diversas juninas permaneceram no local do evento, aproveitando a festa e se divertindo com respeito e companheirismo.

Todos os integrantes da Junina Mandacaru do Sertão deixaram o evento e a cidade de Nossa Senhora dos Remédios por volta das 03h00min, tendo retonardo à Barras com a tranquilidade de sempre.

Os atos de violência física e verbal, ocorridos naquele festival e amplamente divulgados nas redes sociais e meios de comunicação, deram-se após a saída de todos os integrantes da Junina Mandacaru do Sertão daquela cidade.

Portanto, diferentemente do que sugeriram alguns, NENHUM membro da Junina Mandacaru do Sertão, seja dançarino, diretor ou integrante do apoio, envolveu-se em qualquer tipo de confusão, atrito ou provocação naquela noite.

Pelo contrário, o clima era de felicidade e bem-estar, em função da vitória conquistada por mérito e de forma justa e transparente.

É preciso dizer, ainda, que NÃO É VERDADEIRA a informação de que os atos de violência ocorridos naquela oportunidade teriam decorrido de um descontentamento das Juninas com o resultado proferido pela Comissão Julgadora do Festival.

Na verdade, após o anúncio oficial das três primeiras colocadas, não se verificou qualquer confusão, atrito ou manifestação de inconformismo com o resultado oficial.

Aliás, as juninas, cada qual a seu modo, aproveitaram a festa para se divertir de forma respeitosa e solidária.

Inclusive, integrantes de diferentes juninas divertiram-se em conjunto, em um clima saudável de amizade e companheirismo.

Por fim, a Junina Mandacaru do Sertão lamenta o ocorrido e reafirma o seu repúdio a qualquer espécie de violência praticada contra qualquer pessoa, notadamente contra quadrilheiros, pessoas que, sob muitas adversidades, mantêm acesa uma tradição cultural que compõe a nossa identidade nordestina.

Repudia também a divulgação dos fatos sem a devida apuração, o que resultou em postagens e notícias que deturparam os eventos ocorridos no Festival de Nossa Senhora dos Remédios.

Por fim, parabeniza a organização do Festival de Nossa Senhora dos Remédios pela transparência e compromisso com o movimento quadrilheiro e afirma que se encontra à disposição para qualquer eventual esclarecimento, pois acredita e luta por um movimento junino de paz e união.

Barras-PI, 02 de julho de 2018.

Associação Folclórica e Cultural Mandacaru do Sertão

 

 

Sidebar Informações