Projeto social traz palestras e oficina de produção em Barras

Por: Francisca Pinto

O objetivo dessa oficina foi trabalhar o fortalecimento de vínculos entre os membros do grupo, estimular o vínculo afetivo entre mãe e o bebê.

Projeto social traz palestras e oficina de produção em Barras Projeto de costura em Barras. Foto: ascom

A equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS Santinho, com o apoio da Prefeitura Municipal de Barras, realizou na última quarta- feira, 09 de agosto, a Oficina “ Costurando o amor”, esta corresponde ao terceiro encontro do projeto que está sendo desenvolvido desde o mês de julho, com o grupo de gestante acompanhadas.
 
O projeto é desenvolvido quinzenalmente e foi dividido em sete atividades durante os meses de julho, agosto e setembro. A primeira atividade foi desenvolvida no CRAS Santinho, contou com a participação da equipe técnica do CRAS Santinho, composta por, assistentes sociais e psicólogo, na qual foi realizada uma palestra ministrada pelo psicólogo da instituição, Leonardo Rangel, abordando o tema “Os aspectos psicossociais do período gestacional”. 

No segundo encontro foi realizado uma roda de conversa com as gestantes, na qual a assistente social Jardlla Ysis, que além de formada em Serviço Social, é também formada em Enfermagem, abordando aspectos importantes do planejamento familiar, a pedido das participantes do grupo.

Na oficina “Costurando o Amor” o grupo de gestantes foi levado ao Centro de Produção do município para confeccionarem as fraldas que compõe o kit enxoval. Foi um momento muito especial, no qual elas puderem obter experiencias sobre o corte do tecido das fraldas, aprenderam a costurá-las e aplicaram-nas os enfeites (bicos e fitas). Nenhuma das gestantes possuía experiência no que se refere a corte e costura, dessa forma puderam contar com o apoio das costureiras, Francisquinha e Magnólia,  do Centro de Produção. Estas repassaram um pouco de conhecimento sobre corte e costura, bem como auxiliaram às gestantes em todas as etapas da confecção das fraldas.

O objetivo dessa oficina foi trabalhar o fortalecimento de vínculos entre os membros do grupo, estimular o vínculo afetivo entre mãe e o bebê, propiciar novas experiências às gestantes, estimulando-as o desenvolvimento do potencial criativo de cada uma delas e promover a trocas de experiencias e emoções nesse momento tão peculiar na vida dessas mulheres.

Durante os meses de agosto e setembro novas oficinas serão desenvolvidas pela equipe técnica do CRAS Santinho: oficinas de produção do porta-maternidade, oficinas para a produção de porta retrato e por fim será realizado o encontro denominado “Gestante em cena”, no qual as gestantes participarão de um ensaio fotográfico e o encerramento contará com a entrega do kit enxoval para as gestantes.

O grupo conta com a participação de 16 de gestante e faz parte das ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e é destinado às gestantes que são atendidas pelos CRAS. A prioridade são as famílias atendidas pelo PAIF beneficiárias dos programas de transferência de renda (Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e outros), bem como famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.

A expectativa é que os CRAS São Cristóvão e o CRAS Centro também desenvolvem as atividades do projeto que está sendo desenvolvido pelo CRAS Santinho.

 

 

Sidebar Informações