Atuação de Fábio Gentil não condiz com o que foi dito em entrevista

Por: da Redação

Nos últimos 4 anos, vereador da oposição apresentou apenas 1 projeto de lei. De 8 anos como situação, Fábio Gentil passou 3 sem enviar projetos de lei.

Atuação de Fábio Gentil não condiz com o que foi dito em entrevista Fábio Gentil em entrevista a TV Mirante

Sem sombra de dúvidas, o vereador mais visto e comentado nos últimos meses tem sido o candidato a prefeito Fábio Gentil (PRB). O vereador, que disputa a prefeitura de Caxias, participou na última segunda-feira de uma entrevista na TV Mirante, onde criticou o adversário, Léo Coutinho (PSB), e respondeu a temas propostos pelo apresentador do jornal.

Dentre as perguntas feitas pelo apresentador uma chamou atenção de muitos eleitores caxienses, no que diz respeito a atuação parlamentar do candidato da oposição. Fábio é vereador há 20 anos (5 mandatos). Em sua fala, o candidato das oposições afirmou que "Como vereador e como engenheiro são centenas de serviços" e completou "Como vereador a nossa principal função, fiscalizar o poder executivo, elaborar projetos de leis e requerimentos. E eu fui um dos vereadores que mais fez isso, foram vários projetos de lei", disse Fábio na TV Mirante.

Fábio Gentil citou o último projeto de lei apresentado, que busca revitalizar as nascentes dos rios de Caxias, em destaque para o Riacho da Ponte. O referido projeto, que foi apresentado e aprovado pelos vereadores ainda no ano de 2015 (Confira o projeto na galeria do final da matéria), ainda não foi apreciado pelo gabinete municipal.

Mesmo com a fala afirmativa do candidato em TV aberta para todo o município de Caxias, os números obtidos pelo 45graus sobre a atuação parlamentar parecem não condizer tanto com o que o vereador disse no quesito elaboração de projetos de leis e requerimentos.

A reportagem, por meio de ofício e amparado na Lei de Acesso a Informação, requereu cópia dos ofícios com projetos de lei e requerimentos enviados pelo vereador nos últimos 12 anos para o gabinete da Prefeitura Municipal de Caxias a fim de ter uma noção e saber se Fábio, de fato, foi o vereador que mais elaborou leis e requerimentos na câmara. A informação foi pedida junto a Câmara Municipal de Caxias e ao Gabinete do Prefeito, que recebe todos os encaminhamentos do legislativo.

Atuação do vereador Fábio Gentil (PRB) nos últimos 12 anos


Fábio Gentil 8 anos como 'situação': 3 anos sem apresentar Leis

A análise feita pela reportagem do 45graus dos dados referentes a atuação parlamentar do vereador Fábio Gentil inicia em 2005, primeiro ano do levantamento requerido junto a câmara e gabinete. Na época o vereador pertencia ao grupo político do deputado Humberto Coutinho (PSB), grupo que hoje é criticado pelo próprio.

Mesmo ao lado do prefeito na época, condição que viabiliza um melhor trabalho por parte do legislador, o vereador não engajou seu mandato com forte atuação na câmara. Nos anos de 2005, 2006 e 2010, Fábio não enviou para a prefeitura nenhum projeto de lei, segundo os dados enviados.

Em 2006 e 2010, o vereador elaborou apenas um requerimento em cada ano no legislativo municipal. No ano de 2006 inteiro o vereador pediu ao executivo que incluísse o bairro Pai Geraldo no programa 'Habitar Melhor' do Governo Federal, e só. 

Em 2010, sua atuação se limitou a enviar um requerimento solicitando a construção de uma praça de alimentação e box atrás do Centro de Cultura. No total, em 8 anos como 'situação', com o apoio do prefeito da época, Fábio só encaminhou ao gabinete do executivo 21 projetos de lei e 24 requerimentos.

Fábio Gentil na oposição: mais 3 anos sem projetos de lei

Após romper com o grupo de Humberto Coutinho (PSB) e ser reeleito novamente, o vereador Fábio Gentil (PRB) parece ter 'relaxado' ainda mais em sua atuação como parlamentar. Pelo menos é o que mostra os números cedidos para a redação deste portal.

Nos anos de 2013, 2014 e 2016, até o momento, o vereador não enviou nenhum projeto de lei para apreciação do gabinete. No ano de 2015 o único registrado foi o projeto de lei das nascentes dos rios de Caxias.

No quesito requerimentos, Fábio fez 18 requerimentos nos últimos 4 anos. Dentre os pedidos do vereador, estão reparos em estradas vicinais, cumprimento de portarias e perfuração de poços.

No total, em 12 anos Fábio Gentil apresentou 41 requerimentos e 22 projetos de lei. Os números totalizam uma média de 3,4 requerimentos e 1,8 projetos de lei por ano elaborados pelo vereador de oposição. As médias se apresentam baixas se comparadas, por exemplo, com o colega de oposição de Fábio, Luís Carlos Ximenes (PMDB), que nos últimos 4 anos de mandato emplacou 94 requerimentos, uma média de 23,5 requerimentos por ano.

 

 

Sidebar Informações