Denúncia de Fábio Gentil tenta ligar Léo Coutinho a crime eleitoral

Por: da Redação

Segundo a denúncia, empresária teria oferecido vantagem para alunos participarem de reunião de candidata a vereadora. Oposição usou de trucagem em áudio.

Denúncia de Fábio Gentil tenta ligar Léo Coutinho a crime eleitoral Denúncia de Fábio Gentil tenta ligar Léo Coutinho a crime eleitoral

Nesta sexta-feira (23) o candidato a prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), divulgou em seu programa eleitoral e redes sociais uma denúncia de suposta compra de votos por parte da equipe da candidata a vereadora Aureamélia Soares (PCdoB). A candidata compõe a base de apoio ao atual prefeito Léo Coutinho (PSB) e teria, por meio de seus cabos eleitorais, oferecido 'passe livre' para estudantes do IFMA durante uma semana caso participassem de uma reunião de campanha da candidata. 
 
Nos áudios, gravados por um aluno identificado como 'Fernando', que também seria um dos beneficiados, a empresária Odete Gonçalves atua como cabo eleitoral oferecendo o benefício em sua empresa de transportes. O fato aconteceu no último domingo 18 de setembro na casa de Odete.
 
Na reunião da candidata, o candidato a prefeito Léo Coutinho não esteve presente, porém foi insistentemente citado na denúncia do oposicionista tanto na propaganda de rádio quanto com imagens em vídeo nas redes sociais. A denúncia nas redes sociais mostra o ônibus trafegando com os alunos pelas ruas de Caxias e alunos durante a reunião.

Polícia Federal esteve no local

A equipe do candidato Fábio Gentil, por meio de seu advogado Adenilson Dias, chegou a apresentar a tentativa de aliciamento junto a Polícia Federal. No relatório, a Polícia Federal afirma que esteve no local e constatou um grupo de estudantes do IFMA e dois ônibus da empresa da liderança.  E em nenhum momento foi constatada a presença do candidato a prefeito Léo Coutinho, como mostra o relatório abaixo. 
 
Os policiais colheram informações dos veículos no local e conversaram com alguns estudantes que estavam no local, que não relataram o conteúdo do encontro.

 

Denúncia tenta associar Léo ao fato

A denúncia da coligação do candidato Fabio Gentil (PRB) foi apresentada com um vídeo que viralizou nas redes sociais e em dois momentos tenta associar o prefeito Léo Coutinho ao fato, por meio de foto. A denúncia foi protocolada junto ao Ministério Público Eleitoral na 4ª Zona Eleitoral em Caxias e deverá colher informações com a empresária e os apresentados no vídeo e nos áudios, bem como a candidata Aureamélia Soares. No processo fica claro que os investigados pelo caso são a empresária e a candidata.

Processo apresentado ao MP Eleitoral

 


Conforme se pode verificar na abertura do procedimento perante o Ministério Público Eleitoral, somente constam como investigadas sobre os fatos Aureamélia Soares e Odete Gonçalves, não estando incluído nas investigações o candidato Leonardo Coutinho. 

A assessoria do candidato se utilizou de dois áudios gravados por um aluno que estava no grupo de estudantes do IFMA e realizou edições, conhecidas como "trucagem" para levar ao ar via programa de rádio. A técnica é vedada por lei e passível de medidas judiciais. 

 

Outro lado

Durante a manhã desta sexta-feira nossa equipe tentou contato com a empresária Odete e a candidata Aureamélia Soares para comentar o assunto. As duas preferiram não dar entrevista. Nossa equipe procurou os estudantes do IFMA para obter mais esclarecimentos do que de fato houve no evento. Os jovens, que não quiseram se identificar por medo de retaliação, afirmaram que o 'Fernando' identificado na ligação para a empresária não tem esse nome e nem estuda mais no IFMA-Caxias. Segundo os estudantes, o 'Fernando' da ligação trabalha na assessoria de um candidato a vereador ligado ao grupo de oposição em Caxias.

Campanha esquenta na reta final

A denúncia feita pelo vereador Fábio Gentil chega em um momento dramático para a oposição. O baixo desempenho nas pesquisas e a veiculação de informações erradas em entrevistas tem atrapalhado Fábio em sua campanha eleitoral. Na última pesquisa realizada pelo Instituto Escutec, Fábio aparece 18 pontos abaixo de seu adversário, Léo Coutinho.

 

 

Sidebar Informações