Confira 10 grandes curiosidades sobre o Oscar de 2017

E já saiu a seleção do Oscar deste ano então confere aqui as novidades.

Confira 10 grandes curiosidades sobre o Oscar de 2017 Denzel Washington e Viola Davis são os atores negros com maiores indicações ao Oscar (Foto:Gente Ig)
Denzel Washington e Viola Davis são os atores negros com maiores indicações ao Oscar (Foto:Gente Ig)

A tão esperada lista dos indicados ao Oscar 2017 foi divulgada nesta terça-feira (24), e como sempre, neste ano a seleção traz muitas novidades, podemos considerar até surpresas para os fãs de carteirinha do mundo cinematográfico. Exatamente: surpresas!  Neste ano, as indicações foram feitas pela primeira vez, ao vivo streaming, já anunciando algumas novidades para essa edição.

O filme La la land é um dos filmes mais esperados de 2017 (Foto: O globo)

 

 

O incrível é que novos artistas tiveram suas atuações reconhecidas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pela primeira vez em suas carreiras, outros bateram seus próprios recordes. Além disso, algumas categorias tiveram os primeiros negros da história do Oscar a receberem indicações, assim como a temática do racismo ganhou destaque na lista de filmes indicados.

 

 

Então confere com a gente as  dez curiosidades do Oscar 2017 :

1.Batalha do Streaming

A Netflix que nos últimos dois anos recebeu indicações ao Oscar na categoria de documentário está novamente na disputa com “A 13ª Emenda”. Se a empresa falha novamente em se colocar nas disputas principais, viu a rival Amazon garantir a primeira nomeação ao Oscar de melhor filme com “Manchester à Beira-Mar”, que emplacou em outras categorias importantes como ator, direção e roteiro original.

2.Sem blockbusters

Havia a expectativa pela inclusão de “Deadpool” entre os indicados a melhor filme. Mas não foi dessa vez que um filme de super-herói ganhou o selo de indicado a melhor filme. Novamente a academia optou por destacar filmes menores na ala mais nobre do Oscar. ”A Chegada” e “Até o Último Homem” são as maiores bilheterias entre as produções indicadas a melhor filme. “Estrelas Além do tempo”, que acabou de expandir seu circuito comercial nos EUA, também promete ultrapassar a barreira dos US$ 100 milhões em arrecadação.

3.Estreantes e veteranos

Oito dos 20 atores indicados são estreantes no Oscar: Ruth Negga, Isabelle Huppert, Andrew Garfield, Lucas Hedges, Mahershala Ali, Dev Patel, Naomie Harris e Casey Affleck. A maior veterana é Meryl Streep, que conquistou sua 20ª indicação por sua atuação em “Florence: Que Mulher é Essa?”. Já Denzel Washington recebeu por “Cercas” sua sétima indicação ao prêmio.

4.Diversidade na competição

Depois da edição do ano passado, em que artistas brancos comandaram as indicações, o Oscar 2017 traz um cenário diferente. Das cinco atrizes coadjuvantes, três são negras (Naomie Harris, Viola Davis e Octavia Spencer). Além disso, indicaram a primeira mulher negra em Melhor Edição e Bradford Young é o primeiro negro a receber indicação por Melhor Fotografia. Outro aspecto da lista de indicados ao Oscar desse ano é a presença de filmes que abordam a temática do racismo. Desde “Moonlight: Sob a Luz do Luar” com a indicação de melhor filme até os documentários que trazem “A 13ª Emenda” e “Eu Não Sou Seu Negro”. Nesta edição, Denzel Washington e Viola Davis também se consagram como os atores negros com mais indicações na história do oscar, com oito e três indicações respectivamente.

5.Animação especial

 Em 2002, a categoria de Melhor Animação foi criada pela Academia, para consagrar os filmes do gênero na premiação. Desde então, mais nenhuma animação concorreu ao prêmio de Efeitos Especiais. Entretanto, “Kubo e A Espada Mágica” rompe com a tradição e torna-se a primeira animação indicada ao Oscar 2017 tanto como Melhor Animação quanto por Efeitos Especiais.

6.Novos continentes

A categoria de Melhor Filme Estrangeiro já consagrou países como o Japão, a Itália, a Argentina, a Costa do Marfim e até mesmo a extinta União Soviética com o prêmio, chegando a indicar outros países da Ásia, Europa, América e África. Entretanto, a Academia nunca indicou um trabalho de países da Oceania para o Oscar... até agora. Com a nomeação de "Tanna", a Austrália tornou-se o primeiro país da Oceania a ser indicado na categoria de filme estrangeiro.

7.Saindo da seca

O artista com maior lacuna entre uma vitória e uma indicação no Oscar na categoria de direção é Mel Gibson. Ele venceu a categoria de Melhor Diretor em 1996 pelo filme “Coração Valente” e, mais de 20 anos depois, o diretor é indicado novamente na categoria pelo seu mais recente filme, “Até o Último Homem”, agora no Oscar 2017.

8.Rompendo padrões

 Apesar da constante comparação entre o Globo de Ouro e o Oscar e a criação de padrões que se repetem durante os anos, neste ano as indicações foram um pouco diferentes. Aaaron Taylor-Johnson venceu o Globo de Ouro por Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em “Animais Noturnos”. Entretanto, o ator não foi lembrado no Oscar 2017. Esta é a primeira vez que isso acontece desde Richard Benjamin ("Uma Dupla Desajustada"), em 1976.

9.Outras línguas

Os documentários indicados ao Oscar já falaram muitas línguas, incluindo o espanhol. Entretanto, esta é a primeira vez que um filme falado em italiano é indicado ao Oscar de Melhor Documentário.  "Fogo no Mar" trata da crise imigratória na Europa e registra a ilha italiana de Lampedusa, no sul da Itália, local que virou manchete mundial por ser o primeiro porto de escala para os refugiados.

10.Franquias com tudo

As grandes franquias do cinema de ficção científica voltaram com tudo no Oscar. Nesta edição, “Rogue One: Uma história Star Wars” recebeu duas indicações ao Oscar, uma por melhor Mixagem de Som e outra por Melhor Efeitos Visuais. “Star Trek: Sem Fronteiras” também entrou na lista recebendo a indicação de Melhor Maquiagem no Oscar 2017.

A lista das indicações ao Oscar 2017 está disponível no site: http://www.termometrooscar.com/oscar-2017.  E se você quer conferir mais assuntos inusitados e curiosos, clique aqui. 

Informações do Gente Ig

 

 

Sidebar Informações