Iceberg gigante pode se desprender da Antártida a qualquer momento

Por: MC

Segundo estimativas, se todo o gelo da Larsen C derreter, o nível dos mares aumentaria cerca de 10 cm.

Iceberg gigante pode se desprender da Antártida a qualquer momento Foto: Reprodução / Iceberg gigante pode se desprender da Antártida

Cientistas alertaram que um gigantesco iceberg pode se desprender a qualquer momento da Antártida. Ele é considerado um dos dez maiores do mundo.
 
De acordo com os pesquisadores, uma imensa rachadura na plataforma de gelo Larsen C cresceu de tal forma em dezembro que agora apenas 20 km de gelo impedem o imenso bloco de 5 mil km² (o equivalente a 500 mil campos de futebol ou à área do Distrito Federal) de se soltar.
 
Cientistas do País de Gales afirmam que o desprendimento do iceberg pode deixar toda a plataforma Larsen C vulnerável a uma ruptura futura. A plataforma tem espessura de 350 m e está localizada na ponta do oeste da Antártida, impedindo a dissipação do gelo.
 
Em dezembro, o ritmo avançou a patamares nunca antes vistos, avançando 18 km em duas semanas. Dessa forma, segundo os pesquisadores, o que se tornará um gigantesco iceberg está por um triz de se soltar - apenas 20 km o prendem à plataforma. Como vai flutuar no mar, o iceberg não vai aumentar o nível dos mares.
 
Mas novas rupturas na plataforma podem acabar dando origem a geleiras que se desprenderiam em direção ao oceano. Uma vez que esse gelo não seria flutuante, o nível dos mares seria afetado. Segundo estimativas, se todo o gelo da Larsen C derreter, o nível dos mares aumentaria cerca de 10 cm.

 

 

Tópico: Iceberg

Sidebar Informações