Refrigerante sem açúcar não previne obesidade

Por: MC

Os autores do artigo argumentam que as bebidas dietéticas correspondem a 1/4 do consumo global de bebidas doces.

Refrigerante sem açúcar não previne obesidade Foto: Reprodução / Refrigerante sem açúcar não previne obesidade

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Imperial College London concluíram em uma pesquisa que o refrigerante sem açúcar não oferece nenhuma vantagem em comparação à versão normal da bebida quando se trata da manutenção de um peso saudável.
 
De acordo com os pesquisadores, consumir refrigerantes “diet”, “light” ou “zero” dá na mesma, pois não há comprovação científica de que a versão dietética possa colaborar para a prevenção a obesidade.
 
Os autores do artigo argumentam que as bebidas dietéticas correspondem a 1/4 do consumo global de bebidas doces, mas eles não são taxados ou regulados com a mesma rigidez que as bebidas com açúcar.
 
Segundo os especialistas, apesar de conter poucas calorias, as bebidas que contêm adoçantes artificiais podem desencadear consumo compensatório de comida por estimular os receptores do sabor doce.
 
O fato de as pessoas terem a impressão de que estão consumindo um produto saudável, com poucas calorias também pode contribuir para a pessoa se sentir liberada para consumir outros alimentos em maior quantidade.

 

 

Sidebar Informações