1200 policiais farão segurança dos foliões durante o de -...

1200 policiais farão segurança dos foliões durante o Corso de Teresina

Por: Francisca Pinto

Serão instaladas 20 plataformas elevadas, 5 pontos de bloqueio para fazer a revista prévia dos foliões, 2 drones filmando e 7 câmeras no corredor da folia

1200 policiais farão segurança dos foliões durante o Corso de Teresina Foto: Ascom

Aconteceu na manhã desta terça-feira (30), no Palácio da Música de Teresina, a reunião geral com órgãos envolvidos na realização do Corso de Zé Pereira. O objetivo foi apresentar os planejamentos de cada órgão, principalmente no que diz respeito à segurança dos foliões.

Entre os temas debatidos estavam a segurança da população, a organização do trânsito no antes, durante e pós-evento. De acordo com o Coronel Alberto Meneses, coordenador geral de operações da Polícia Militar - PI, cerca de 1200 agentes de segurança pública estarão trabalhando na segurança do evento, entre policiais militares, civis, rodoviários federais, entre outros, sendo 700 policiais militares divididos em três turnos.

"As forças policiais se uniram para atender de melhor maneira a população. Iremos ter 5 pontos de bloqueio, onde será fiscalizado a entrada da população no corredor da folia, assim como o bloqueio de objetos cortantes, como bebidas e comidas em recipientes de vidro", afirmou o coronel.

Representando a Secretaria de Segurança do Piauí, esteve presente o Capitão Audivam, que acredita que esse ano o Corso de Zé Pereira será um dos mais seguros já visto. "Esse ano iremos instalar o Centro Integrado de Segurança do Corso, uma experiência que vem dando certo em outros eventos no Estado. O Centro Integrado irá funcionar a partir das 08h da manhã do sábado e iremos funcionar de forma conjunta com a Polícia Civil, Militar, Strans, Corpo de Bombeiros e com o SAMU", afirmou.

Visando melhorar a comunicação entre policiais, serão instaladas vinte plataformas elevadas, cinco pontos de bloqueio para fazer a revista prévia dos foliões, dois drones filmando o local,  sete câmeras espalhadas no corredor da folia centro integrando que irá permitir fazer boletins de ocorrência, exames, entre outros serviços.

A Polícia Rodoviária Federal também garantiu presença fazendo a sinalização na Avenida João XXIII as vias que dão acesso à festa. Segundo o chefe da sessão de operações da PRF-PI, Danilo Teive, a ideia é reforçar o policiamento. "Estamos planejando trabalhar durante os três dias que antecedem o evento assim como no dia. A ideia é reforçar o policiamento, dando assistência a todos os foliões. Vamos fazer blitz em pontos estratégicos e fiscalização das normas de segurança", disse.

Esse ano, a Avenida Marechal Castelo Branco será toda liberada, sem haver necessidade de bloqueio. A novidade será a participação de paredões de som, que durante a reunião ficou detalhado que irá acontecer em forma de desfile, antecedendo a passagem dos caminhões. Chegando ao ponto final do desfile, os paredões e caminhões irão dispersar pela avenida Cajuína. A paralisação de paredões de som no corredor da folia ou em vias que dão acesso ao local será estritamente proibida.

No encontro, cada área falou sobre suas responsabilidades quanto ao evento, como a SDU Leste que está responsável pela liberação, limpeza e cadastros de ambulantes na Avenida Raul Lopes e a SDU Norte na avenida Petrônio Portela. A SEMAM pelo plano de gerenciamento de resíduos líquidos e sólidos. A iluminação assim como seus reparos, fica por conta da SEMDUH. O Comando Geral da PM, fica a cargo do plano geral de policiamento, destacando o RONE com rondas ostensivas e apoio ao policiamento, Corpo de Bombeiros com a vistoria de regularidades do espaço físico.

Saúde no Corso

O planejamento do SAMU no Corso de Teresina, visa assegurar ao folião uma assistência de saúde com segurança e qualidade, prestando atendimento de urgência e emergência no local por um equipe multiprofissional e referenciando os casos graves para os hospitais de referência.

Haverá  pelo SAMU 1 médico, 2 enfermeiros, 7 técnicos de enfermagem e 2 condutores, além das equipes de viaturas de suporte básico com 2 condutores e 2 técnicos de enfermagem.  Como de costume o Hospital da Primavera estará com sua equipe para atender as demandas necessária além da disponibilização de mais 1 médico e 2 técnicos de enfermagem no local.

 

Ascom PMT.

 

 

Sidebar Informações