Escola usa arte para desenvolver sensibilidade em alunos -...

Escola usa arte para desenvolver sensibilidade em alunos

Por: Rodrigo Antunes

Professores desenvolvem práticas artísticas e encontram variadas possibilidades de expressões dos estudantes.

Escola usa arte para desenvolver sensibilidade em alunos Escola municipal de Teresina desenvolve arte com estudantes. Foto: semcom

A arte tem sido uma aliada do ensino na Escola Municipal Vereador José Ommati, localizada no bairro Piçarreira. Os professores encontram nas variadas possibilidades de expressões artísticas uma forma de atrair os alunos para os conteúdos, despertando nos estudantes um olhar mais crítico.

Com a temática voltada para as problemáticas sociais, meio ambiente e  sustentabilidade, os estudantes das turmas de 6º ao 8º ano desenvolveram atividades relacionadas ao projeto ‘Liberdade, Descobertas e Emoções’ com diferentes temáticas, refletindo sobre os assuntos e transpondo para o papel suas ideias com base nas discussões em sala de aula. A produção de maquetes,esculturas cinéticas e cartazes, também fizeram parte das ações, culminando em uma exposição na escola.

A iniciativa é da professora de Artes, Socorro Alves, que propôs um estudo mais aprofundado sobre o tema sustentabilidade reutilizando o lixo eletrônico como forte aliado ao desenvolvimento do olhar crítico dos jovens. “A exposição foi um sucesso, descobrimos talentos e cumprimos o papel de despertar essa habilidade de reflexão sobre a sociedade que vivemos. Estou extremamente orgulhosa de ver o trabalho final dos meus estudantes, prender a atenção de quem observa”, confessou a professora.

Segundo a docente a atividade faz parte das ações propostas pelo projeto ambiental COMVIDAS desenvolvido na escola por meio de uma comissão ambiental composta por estudantes e professores, focado na importância do meio ambiente e do reaproveitamento, auxiliando mudanças de comportamento a partir da comunidade escolar que são agentes desse tema em suas vidas. “O programa escola sustentável amplia as ações nas escolas com o diálogo ‘Juntos por uma escola sustentável’, onde os alunos se ofereceram para atuar como agentes ambientais em sua escola, participando do programa “Agenda 21 Ambiental Escolar”, apontando sugestões e praticando ações socioambientais, para construção de uma escola sustentável”, explica.

O grande objetivo do evento foi o compartilhamento de informações importantes que de forma direta ou indiretamente conscientizou os estudantes sobre a importância da necessidade de preservação do meio ambiente.

Durante a exposição os estudantes apresentaram trabalhos sobre: desigualdade social, ser diferente é normal, mundo virtual, por um mundo melhor, lixo eletrônico, lixo e luxo, gigante azul o guardião do planeta, tolerância e respeito pela diferença, o belo e o feio que fala dos preconceitos, água é vida, planeta sustentável, queremos paz, bulling não é brincadeira, mundo virtual, por um mundo melhor, que país é esse?, toda mulher merece viver sem violência, o Piauí dos nosso sonhos, Nabavas o robô eletrônico que representa o lixo te todo o mundo e árvore dos sonhos que deseja coisas boas para o futuro.

O estudante Joaquim Sousa do 6“ ano, conta que através das aulas práticas o aprendizado e a concentração de todos esta melhorando cada vez mais. “Através da arte estamos mobilizando várias habilidades, como análise, atenção e comparação. A iniciativa diferenciada têm nos dado essa possibilidade de alcançar a sensibilidade, proporcionado uma forma nova e prazerosa de aprendizagem”, diz enquanto explica empolgado sobre o seu projeto ‘O Piauí dos nossos sonhos’.

Para a diretora da E. M. José Ommati, Patrícia Castelo Branco, a iniciativa abre as portas do mundo da arte para os jovens. “Foi um momento de grande aprendizado. Além de desenvolver essa aptidão, revelando personalidade e sentimentos dos alunos, a atividade é algo fora da rotina de sala de aula. O mais importante foi o envolvimento e a participação de modo geral. Eles adoram!”, destacou.

A exposição deu tão certo que a escola foi convidada a participar da I Feira de Educação Ambiental que irá acontecer no Centro de Ciências da Natureza (CCN) 2  da Universidade Federal do Piauí, no dia 06 de junho, das 8h as 17h. A Escola Municipal Vereador José Ommati está de parabéns pelo trabalho realizado que gerou grande envolvimento com toda a comunidade escolar.

 

Com informações da Semcom

 

 

Tópico: Artes

Sidebar Informações