FMC começa programação para comemorar aniversário de Teresina

Por: Francisca Pinto

O início das comemorações será nesta quinta-feira (10). A Orquestra Sinfônica de Teresina e o músico alemão Dominik Lang apresentam um concerto.

FMC começa programação para comemorar aniversário de Teresina Orquestra Sinfônica de Teresina/Foto: Ascom PMT

Neste mês em que a cidade de Teresina completa 165 anos, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves preparou diversas atrações para comemorar a data. O início das comemorações será nesta quinta-feira (10) em grande estilo. A Orquestra Sinfônica de Teresina e o músico alemão Dominik Lang apresentam o Concerto Intercâmbio Cultural no Palácio da Música, com entrada franca, a partir das 18h.

Nesse mês, três espaços que vivem cultura na cidade também aniversariam e serão palco de apresentações para a população. Além disso, o festival Teresina é Pop já na 15ª edição retoma sua principal característica, que é ser multicultural, e uma novidade para o centro da cidade: o projeto Arte em Toda Parte.

A Casa da Cultura, o Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório e o Teatro do Boi, que são espaços mantidos pela Fundação Monsenhor Chaves e que tanto integram o jeito plural de se fazer cultura em Teresina, comemoram aniversário junto com a cidade. No sábado (12), a Casa da Cultura comemora 23 anos de existência em uma noite de festa com apresentações gratuitas de dança, mostra de cinema, exposição, espetáculo teatral e banda musical. A festa tem inicio as 17h45 e terá a participação do Balé da Cidade com o espetáculo "Só Não Falamos a Mesma Língua".

No domingo (13), o Palácio da Música dá sequência ao projeto Concerto Matinais e recebe a Orquestra de Violões do Projeto Música Para Todos, às 11 h, também com entrada gratuita. Com um repertório que vai do erudito ao popular, a orquestra é formada por alunos do projeto.

Já na terça-feira (15), véspera de feriado, o dia começa no Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório, que completa 6 anos com a palestra "Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório Como Espaço de Pesquisa" e a aula inaugural do Curso de Bordado a Mão - Pontos Variados, ministrado pela instrutora Lúcia de Fátima Lima.

Também no dia 15, outra casa cultural da cidade está de aniversário: o Teatro do Boi. Esse é um dos lugares que sintetiza a cultura da cidade, tradicional para os shows de rock, palco de grandes apresentações de teatro e dança por 30 anos. Para comemorar, a direção do teatro preparou uma programação mais que especial para a população. A partir das 19h, o público poderá prestigiar apresentações do Corpo de Baile do teatro e da Orquestra de Violões, além de assistir um documentário preparado especialmente para a ocasião contanto a história do local.

Uma das grandes apostas da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves é o Arte em Toda Parte. O evento terá inicio no dia 15 e a intenção é levar apresentações culturais para o Centro da cidade. "Começando pelo aniversário da cidade, preparamos quatro locais no Centro para que a população seja surpreendida com música e arte. Os locais e horários ainda são surpresa pois nosso objetivo é levar alegria, contribuindo para a revitalização desse bairro que é o coração da cidade", disse Kleyton Marinho, gerente de promoção cultural da FCMC.

Dando continuidade, no dia 20 a Orquestra Sinfônica de Teresina apresenta mais uma edição do concerto Rock Sinfônico. Os músicos convidados serão Luana Campos, Ostiga Jr, André de Sousa, dentre outros. O show acontecerá no Parque da Cidadania, às 19h30, com entrada franca.

Encerrando em alto astral a programação cultural da Fundação para o aniversário da cidade, como acontece há 15 edições, o festival Teresina É Pop reunirá 15 bandas nos dias 24, 25 e 26 de agosto no Teresina Hall. Esse ano, o evento volta a ser multicultural. "A ideia é fazer um festival completo, fazendo com que o público possa interagir com essas expressões que fazem parte da cultura da cidade. Além das bandas, teremos apresentações de dança, sarau, exposição de fotografia, cartum, circo, parede de escalada e diversos outras manifestações. Tivemos 52 bandas inscritas e foi montada uma curadoria técnica formada por três produtores culturais da cidade para avaliar o material enviado pelas bandas conforme foi solicitado no edital”, explica Marlon Rodner, coordenador de Música da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

 

Bandas

As bandas que irão se apresentar no Teresina é Pop 15 são: André de Sousa (The), Bia E Os Becks (The), Campo Minado (The), Chalice Of Throe (Floriano), Cianeto Hc (The), Cidade Estéril (The), Deguella (The), Fronteiras Blues (The), Fullreggae (The), Jah Une (The), Hugo Dos Santos (The), Mero Homem (The), Negative Green (Phb), Scud (Phb) e Vulgo Garbus (The).

 

Fonte: Ascom

 

 

Sidebar Informações