Orquestra celebra 25 anos com participação da cantora Myriam Eduardo

Por: Francisca Pinto

A cantora chegará a Teresina no dia 06 de março, onde intensificará ao lado da OST os últimos ensaios para as apresentações.

Orquestra celebra 25 anos com participação da cantora Myriam Eduardo Foto: Ascom

Neste ano, a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) que celebra os 25 anos de sua história promete uma nova temporada repleta de surpresas e de apresentações especiais e emocionantes. Os trabalhos da Temporada 2018 iniciam nos dias 16 e 17 de março, às 19h, no Palácio da Música, com entrada gratuita.

A cantora Myriam Eduardo foi a convidada de honra para os dois dias de concertos de abertura da temporada, oportunidade em que será a solista das apresentações.

Ansioso para começar a agenda 2018, o maestro Aurélio Melo não esconde a satisfação em poder iniciar os trabalhos com a participação especial da cantora piauiense Myriam Eduardo, com quem vem se reunindo já há um bom tempo, organizando repertório, planejando arranjos, de modo a manter acesa uma das principais marcas da Orquestra: a harmonia entre o erudito e o popular.

“Nós temos procurado envolver os artistas da terra em nossas apresentações e projetos, e com a Myriam, que é do meu tempo como músico, como artista, não será diferente. Ela tem uma característica muito forte: cantar as coisas do Piauí, procurando sempre trabalhar com as composições de sua terra. Então, depois de um tempo tentando essa parceria, enfim, nós conseguimos fazer essa junção, mantendo, para o concerto de abertura, a nossa tradicional música erudita, na primeira parte da apresentação, seguindo para a segunda parte com a participação dela [Myriam Eduardo]”, pontuou o maestro.

Atualmente, morando em Brasília, no Distrito Federal, Myriam acumula longos anos de carreira, já tendo vencido festivais importantes, como o “Canta Nordeste”, organizado pela Rede Globo na década de 90, além de ter trabalhado com a banda Biquini Cavadão e com o cantor e compositor Danilo Caymmi, filho de Dorival Caymmi. Dona de uma voz marcante, que passeia entre a suavidade e a afinação impecável, é a cantora que dá vida a duas grandes preciosidades da música piauiense: “Um Violeiro, Uma Viola, Um Luar”, do compositor Cruz Neto, e o Hino de Teresina, escrito por Cineas Santos e musicado por Erisvaldo Borges. As duas canções, inclusive, estão no repertório dos concertos de abertura da temporada 2018 da OST.

“Me sinto muito honrada, especialmente, feliz, por estar ao lado de parceiros incríveis da Orquestra Sinfônica, especialmente, meu Mestre, o Maestro Aurélio Melo, que participou de praticamente todos os projetos musicais de minha vida profissional, e continua participando. A OST é para o Piauí um motivo grande de orgulho, pela grandeza de suas ações, fomentando cultura, boa música, educação e valorização de nossa gente por onde passa. Posso dizer que me sinto desafiada, porque nunca fiz nada parecido”, contou, radiante, Myriam.

A cantora chegará a Teresina no dia 06 de março, onde intensificará ao lado da OST os últimos ensaios para as apresentações. “Minha expectativa é fazer um grande espetáculo. Farei o meu melhor!  Estarei de olhos brilhando, de coração em festa, especialmente, pelo repertório escolhido, cada música com um significado forte e especial para minha vida e para a música piauiense”, completou.

Ainda sobre o repertório, o maestro Aurélio Melo adiante que o público deverá se emocionar bastante. “Como tradicionalmente abrimos nossas temporadas em Igrejas e, neste ano, optamos pelo Palácio da Música, que é a casa da Orquestra, também fizemos questão de deixar no repertório uma canção que marcasse pela religiosidade e emoção: a música escolhida foi a ‘Ave Maria Brasileira’, que foi eternizada pela cantora Fafá de Belém. Myriam e nós, da Orquestra, apresentaremos ao público a nossa versão dessa bonita canção”, finalizou.

O calendário com todas as apresentações da Orquestra da Temporada 2018 será divulgado durante os dois dias de concertos de abertura, além de novidades que marcarão as comemorações dos 25 anos da OST: um novo site, uma nova marca, uma loja online com produtos da Orquestra, além da revista com todas as informações e fotos acerca da Temporada 2017. Mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a Orquestra Sinfônica também conta com patrocínio do Conselho Nacional do SESI.

 

Ascom

 

 

Sidebar Informações