Quatro cidades do Piauí receberão caravana do Circuito Cultura Viva

Por: Francisca Pinto

O evento é uma realização do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura através da Coordenação Estadual do Programa Cultura Viva.

Quatro cidades do Piauí receberão caravana do Circuito Cultura Viva Circuito Cultura Viva/Foto: Ascom

De julho a outubro seis Territórios de Desenvolvimento serão contemplados com a Caravana do II Circuito Cultura Viva, em quatro municípios sede dos Territórios. A primeira parada será em São João do Piauí, onde a programação acontece de 19 a 23 de julho, na Unidade Escolar Deputado Francisco Paes Landim. Através das Micro Teias Territoriais, o Circuito envolve a participação da Rede de Pontos de Cultura do Piauí, Pontos de Memória, Pontos de Leitura, Cineclubes e outras redes da diversidade cultural do Piauí.

A segunda edição do Circuito é uma realização do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura através da Coordenação Estadual do Programa Cultura Viva, e com apoio das prefeituras municipais.

Além de São João do Piauí, a caravana vai passar por Cristino Castro, Uruçuí e Amarante. “Na oportunidade serão realizadas mostras artísticas, debates, atividades formativas e intercâmbio de informações e experiências entre a Rede de Pontos de Cultura do Piauí, pelos Cineclubes e outras redes da diversidade”, explicou o coordenador estadual do Programa Cultura Viva, Roberto Saboia.

Cada micro teia terá duração de cinco dias e será realizada de quarta-feira a domingo, com oito oficinas gratuitas, que vai atender até 30 pessoas, entre representantes de Pontos de Cultura dos territórios e a comunidade em geral. As oficinas são de: kit multimídia (TV), dança, teatro de bonecos, música, teatro, hip hop, grafite e consertos de brinquedos.

A primeira micro teia foi realizada no ano passado, em Santa Cruz dos Milagres, cidade sede escolhida do território “Vale do Sambito”. Já São João do Piauí, que recebe a segunda micro teia, é cidade sede do território “Serra da Capivara”, que contempla sete cidades com Pontos de Cultura. Na cidade a programação vai começar pela manhã, a partir das 8h, com realização de oficinas. Durante a tarde, das 14h às 17h, também acontecem oficinas. Na praça de eventos de São João do Piauí, a programação noturna começa a partir das 19 horas, com roda de prosa, filme, apresentações artísticas culturais e feira cultural.

De sexta-feira (21) a domingo (23), a Praça de Eventos recebe apresentações dos Pontos de Cultura territoriais. A micro teia será encerrada com show da banda Valor de PI, no domingo. Em Cristino Castro o circuito acontece de 9 a 13 de agosto, em Uruçuí, de 20 a 24 de setembro e em Amarante, de 4 a 8 de outubro.

 

Fonte: Ascom

 

 

Sidebar Informações