Veja dicas de como aplicar a gratidão no dia a dia em 2020

Por: Portal 45 Graus

Quem ensina é Marcia Luz, autora de “Minuto da Gratidão” – vale colar a lista na geladeira

Veja dicas de como aplicar a gratidão no dia a dia em 2020 Foto: reprodução

A #gratidão caiu no uso comum e virou até clichê no Instagram. Mas, quando aplicada de maneira real-oficial no dia a dia, ela pode (sim!) provocar efeitos arrasadores na vida. Tá, e como fazer? É exatamente isto que a psicóloga Marcia Luz explica em seu novo livro Minuto da Gratidão (Luz da Serra Editora).

Por meio de exercícios diários, Marcia propõe um desafio de 90 dias para estimular o agradecimento. “Não é preciso acreditar, apenas seguir o método”, garante (olha só!). Abaixo, 10 dicas da profissional sobre como aplicar a gratidão em 2020 – é para começar já, belê?

1. Quer muito alguma coisa em 2020? Agradeça como se ela já tivesse acontecido. “Isso vai acelerar a chegada delas. A vida dá mais do mesmo.”

2. Ame a si mesma mais do que tudo. “Ninguém dá o que não tem. Se você quer entregar amor de qualidade para as pessoas que são importantes em sua vida, comece amando a si mesmo.”

3. Ponha fim nos diálogos internos bad vibes. “No lugar de: ‘esse tipo de coisa só acontece comigo’, diga: ‘o que a vida está querendo que eu aprenda?’; substitua: ‘estou velho demais para trocar de emprego’, por: ‘tenho uma longa vida pela frente e maturidade para aprender com os novos desafios’.”

4. Chega de reclamar. “Reclamar é prejudicial, tanto para quem executa quanto para quem escuta. Além disso, reclamar é ‘clamar’ duas vezes pelo mesmo problema.”

5. Acredite no poder do elogio. “Elogiar é expressar a gratidão pela vida do próximo. Então, escolha uma ou duas pessoas hoje, e faça um elogio sincero.”

6. Aprenda a lidar com pessoas agressivas. E como? “Respire, coloque a língua no céu da boca (porque isso ajuda a relaxar), e repita três vezes, mentalmente: ‘cancela, cancela, cancela’. Com isso, você terá neutralizado o efeito nocivo do ‘esquentadinho’ sobre você.”

7. Aceite receber presentes. “Sinta-se merecedor. Demonstre que gostou. Não se sinta em dívida. Abra-se para receber as bênçãos da vida.”

8. Entenda: não é só uma mentirinha! “Mentiras viciam [...]. Você evita falar a verdade por medo das consequências e acaba aumentando o problema. [...] Ao praticar a verdade, você cresce como ser humano.”

9. Diga não! “Essa dificuldade [de dizer não] é ainda maior para nós, mulheres. É como se tivéssemos medo de não agradar, de não sermos aceitas e amadas [...]. Pratique e agradeça a si mesmo, por todas as vezes que conseguir dizer ‘não’.”

10. Viva o hoje. “Quando você é grato, aprende a olhar em volta, e a apreciar as coisas que ocorrem no momento presente. Assim, escapa das armadilhas do LÁ e ENTÃO, de quem precisa antecipar o futuro, numa tentativa desesperada de manter o controle de tudo.”

 

 

 

FONTE: Marie Claire

 

 

 

Sidebar Informações