Palmeiras tem 88% de chance de ser Campeão Brasileiro

Por: Rodrigo Antunes

De acordo com o matemático Tristão Garcia, as chances do Alviverde batem os 88%.

Palmeiras tem 88% de chance de ser Campeão Brasileiro Palmeiras é líder do Brasileirão. Foto: PAULO WHITAKER / REUTERS

Há um cheirinho de porco no ar. Com os resultados desta 32ª rodada, o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari reabriu uma clareira de cinco pontos sobre o segundo lugar, o Internacional, e seis sobre o Flamengo.

Essa vantagem compensa, de certa forma, a eliminação alviverde para o Boca Juniors na Libertadores da América e praticamente dá o Campeonato Brasileiro por encaminhado, se não encerrado. De acordo com o matemático Tristão Garcia, as chances do Alviverde batem os 88%. Os gaúchos somam 6% e os cariocas, 5%.

De posse da matemática mais básica, aquela que não vê as curvas de aproveitamento de pontos, o otimista poderá dizer que absolutamente tudo é possível: oras, se o Palmeiras perder todas as seis rodadas que lhe restam, até o Grêmio, quinto colocado com 11 pontos atrás, pode ser campeão.

Mas não é assim. O Palmeiras não perde pelo Brasileiro desde a 15ª rodada, em um longínquo 27 de julho no qual o Fluminense o derrotou por 1 a 0, gol de Gilberto. Naquela madrugada, o técnico Roger Machado foi demitido, abrindo caminho para Scolari, que deixara o Guangzhou Evergrande, da China. Desde então, são escandalosas 17 rodadas sem perder no torneio nacional.

Para dizer com firmeza a colorados e rubro-negros que seus clubes ainda têm chances de título, é preciso desconhecer a tabela palmeirense. Daqui até o fim, os líderes enfrentarão clubes que não passam qualquer segurança a respeito de resultados positivos.

 

 

 

Fonte: Extra.Globo

 

 

Sidebar Informações