Times do RN vencem 1ª etapa do Circuito Nacional de Handebol de Areia

Por: Francisca Pinto

O Piauí esteve representado por duas equipes masculinas e uma feminina, todas do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Times do RN vencem 1ª etapa do Circuito Nacional de Handebol de Areia Foto: Ascom

Neste domingo (15),  foi realizada a última fase da primeira do XIII Circuito Nacional de Handebol de Areia promovido pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHB) no Parque Lagoas do Norte, em Teresina.

Com os resultados obtidos no fim de semana, o ABC Real e o MHC, ambos do Rio Grande do Norte, foram os campeões masculino e feminino, respectivamente, dessa primeira etapa do torneio. O Piauí esteve representado por duas equipes masculinas e uma feminina, todas do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O evento esportivo, que teve início nesse sábado (14), contou com a participação de 15 equipes, sendo nove masculinas e seis femininas, que representaram os estados do Piauí, Rio de Janeiro, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No primeiro dia de competição, foram 26 partidas, contando com a fase classificatória. Neste domingo (15), foram 16 jogos, dentre eles as quartas, semifinais e finais. O campeão masculino ABC Real bateu o time do MHC por 2×0 sets. Já o time feminino do MHC venceu a equipe HCP/Fênix/Século da Paraíba no shoot out(set de desempate) por 5×2, já que o jogo terminou empatado com um set para cada lado.

Alguns atletas sentiram a emoção de ganhar a primeira etapa do circuito, como Jailson Amaral, jogador do ABC, e Jade Sena, jogadora do MHC, que falaram sobre a conquista e a estrutura da competição. “A estrutura é uma das melhores do Brasil, por todo o suporte que é dado. Nós viemos com essa meta de ser campeão, tenho pouco tempo no clube, mas eu vim pra somar e passar um pouco da minha experiência de seleção brasileira” afirma Jailson.

Para Jade, a competição serviu como exemplo de superação e união do grupo. “Foi difícil. Viagem longa e cansativa. Mas foi emocionante ganhar. É muito importante ressaltar a união dessa equipe. E sobre a estrutura da competição, é maravilhosa. Quadras, atendimento fisioterápico, hospedagem, e nem todas as competições oferecem isso”, concluiu.

O Circuito Nacional terá mais cinco etapas e mais a final que será realizada em dezembro, com local a ser definido. As próximas etapas acontecem em Niterói(RJ), Campinas(SP), Paranaguá(PR), João Pessoa(PB) e Ceará Mirim(RN). Os melhores colocados dessas fases se classificam para a grande final.

Este foi o segundo ano em que o Parque Lagoas do Norte em Teresina sediou a competição. De acordo com o técnico da seleção brasileira de handebol e diretor técnico da competição, Antônio Hermínio Guerra, o local tem tudo para continuar como sede do Circuito. ” Esse espaço tem uma ótima estrutura, a quadra de areia está nos níveis mundiais e tem tudo para que etapas da competição aconteçam por mais e mais anos por aqui”, afirmou.

Para a gerente do Parque Lagoas do Norte, Viviane Bandeira, é grandioso para Teresina ter espaços para sediar eventos esportivos nacionais. “Mais uma vez o evento foi um sucesso. É grandioso para a cidade como um todo ter um espaço que recebe competições desse porte. Ganha todos: atletas, o esporte local, a população”, destacou Viviane.

A competição contou com a parceria da Prefeitura de Teresina, por meio do Programa Lagoas do Norte, e do IFPI. “O apoio da Prefeitura foi fundamental em todo o processo. A cada ano, tanto a competição, quanto a estrutura do espaço, ficam cada vez melhores. E na próxima edição não será diferente”, concluiu o membro da CBHB e técnico do handebol de areia do IFPI, Luiz Carlos Soares.

 

 

Sidebar Informações