Como parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo, um bate papo sobre empresas na área de tecnologia da informação foi realizado na noite desta quinta-feira (17) no Teresina Shopping.
Dentre os convidados estiveram os empresários Anderson Soares, Ney Paranaguá e Paulo Pessoa. A Semana Global de Empreendedorismo envolve várias atividades voltadas ao fomento da atividade empreendedora no estado. O evento chama atenção para casos de sucesso no meio empresarial e serve de aprendizado para os entusiastas de ‘veia’ empreendedora.
Para Ney Paranaguá, que é o dono das empresas InfoWay e Uniplam, o evento serve para mostrar que é possível se empreender no estado, apesar das dificuldades. Segundo o empresário, a cultura do estado com relação ao homem de negócios, ao empreendedor, é de trata-lo quase como um fora da lei, ao contrário de outros estados e países, onde grandes empresários são tidos como ídolos e referências de sucesso. Esta seria a maior dificuldade para se empreender no estado.
“Em outros estados as pessoas querem ser como eles. Aqui não, aqui a sociedade média trata de detratar 'não, esse aqui fez isso, fez aquilo e tal'... Então como é que você vai acreditar em um local que devia agir no empreendedorismo e transforma todos os casos de sucesso em fora da lei? ”, questiona Ney Paranaguá.
O empresário Paulo Pessoa, que também participou do bate-papo, afirma que os exemplos a serem seguidos pelos empreendedores do Piauí é o de criar uma mentalidade empreendedora, deixando um pouco de lado a questão de concorrência entre empresas e focando em um ideal maior, que é o fomento a novas atividades de empreendedorismo.Piauí.
“Às vezes aqui a gente tem dificuldade de conversar com outro empresário, mesmo ele sendo da mesma área, mas como se fosse teu concorrente. Na verdade, a gente tem mercado pra todos os tipos de situação. Acho que essa mentalidade é que a gente tem que trazer de outros estados. As coisas que estão dando certo lá. A gente ainda é muito individualista e pra ser empreendedor é impossível empreender sozinho”, afirma Paulo.
Cenário favorável para tecnologia da informação
O empresário e presidente da Câmara Setorial de Tecnologia, Anderson Soares, acredita que os novos movimentos que estão surgindo em torno da tecnologia da informação trazem um momento favorável para o setor e, consequentemente, para a concretização de novas ideias empreendedoras.
“A gente está muito otimista, por que existe um movimento em torno dos sistemas de tecnologia. A algum tempo a gente vem se articulando e várias ações estão acontecendo e a gente vê como um momento favorável onde a sociedade está entendendo o real papel da tecnologia da informação e a importância pro desenvolvimento do estado e da região”, explica Anderson.