Fiéis celebram o dia de Corpus Christi em Teresina

Por: Allan Matos

A festa acontece anualmente 60 dias após o domingo de páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Fiéis celebram o dia de Corpus Christi em Teresina Corpus Christi. (foto:Allan Matos/45graus)

Nesta quinta-feira (15), fiéis lotaram as igrejas católicas celebra o dia de Corpus Christi, que tem como objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. Paróquias de diversos bairros da capital preparam com cuidado e criatividade esse momento importante na caminhada dos cristãos.

Na paróquia Nossa Senhora de Nazaré, localizada no bairro Bela Vista, zona Sul de Teresina, fiéis confeccionaram um tapete eucarístico com inúmeros símbolos que representam  a igreja católica, seus movimentos e pastorais. A jovem Lavina Veras que participa do movimento Encontro de Jovens com Cristo ajudou a preparar as artes para o dia de Corpus Christi e conta que os trabalhos começaram bem antes, há cerca de um mês atrás.

“Todo esse matéria que a gente usou na confecção do tapete eucarístico foi preparado há mais ou menos um mês atrás. É um trabalho que precisa ser com antecedência, pois temos que pintar a serragem, preparar os desenhos e tudo mais”, relata a jovem.

Tapete eucarístico. Foto: Allan Matos/45graus

De acordo com o padre Chagas Martins, pároco responsável pela paróquia, explicou que o tapete chamado de eucarístico representa toda a fé, cuidado e amor do povo cristão por Jesus. Segundo ele, essa festa acontece anualmente 60 dias após o domingo de páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Ele ainda explica que os dois momentos vividos hoje na festa do Corpo de Cristo representam a paixão, morte e ressurreição de Cristo, celebrados na Santa Missa, e a caminhada e peregrinação do povo santo, marcada pela procissão.

Padre Chagas Martins, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Bela Vista. (Foto: Allan Matos/45graus)

 

 

 

Sidebar Informações