FMS confirma a primeira morte por H1N1 no Piauí

Por: Francisca Pinto

A vítima recusou a ficar internado na primeira ida ao hospital, quando apresentou os sintomas, e quando retornou, já estava em estado gravíssimo.

FMS confirma a primeira morte por H1N1 no Piauí Foto: Ascom

Na tarde deste domingo (06), a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) confirmou a primeira morte por Gripe H1N1 no Estado do Piauí. A vítima é um motorista da Secretaria Estadual de Saúde, identificado pelas iniciais F.L.S, de 52 anos e morava em Teresina.

Ele se recusou a ficar internado na primeira ida ao hospital, quando apresentou os sintomas, e quando retornou, já estava em estado gravíssimo.

Devido ao ocorrido, a FMS alerta as pessoas com doenças crônicas que apresentem síndrome gripal aguda, que procurem o serviço de saúde o mais rápido possível para que sejam tomadas as medidas cabíveis em caso de diagnóstico de H1N1.

No momento, Teresina está aguardando que o Ministério da Saúde envie um novo lote de vacinas contra a gripe ainda esta semana. O estoque de vacinas para a Campanha Nacional, que protegem contra os vírus Influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2, já zerou na Rede de Frios da Capital.

 

Casos confirmados

A FMS já havia confirmado sete casos de H1N1 em Teresina, até a última semana de abril. Através de nota, a Fundação comunicou que novos resultados de exames para síndrome gripal foram realizados e deram positivo.

 

Influenza

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.

Lavar as mãos até os cotovelos com água e sabão várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são alguns dos cuidados que pode evitar a contaminação.

 

 

Sidebar Informações

Destaques