Grupo de adesão ao tratamento do HIV/AIDS é criado em Teresina

Por: Portal 45 Graus

As reuniões são sigilosas e também visam favorecer o convívio social e contribuir com o tratamento das pessoas com a doença

Grupo de adesão ao tratamento do HIV/AIDS é criado em Teresina Foto: reprodução

A partir de agora, a população de Teresina que convive com o HIV/AIDS tem à sua disposição um grupo de apoio para compartilhar experiências, ouvir e discutir sobre o assunto. Trata-se do I Grupo de Adesão, iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). As reuniões são sigilosas e também visam favorecer o convívio social e contribuir com o tratamento das pessoas com a doença.

Para participar do grupo, que inicia a segunda etapa das suas atividades nesta sexta-feira (20), a pessoa deve ser diagnosticada com o vírus HIV ou a doença AIDS e ser residente em Teresina. “Os encontros contam com a participação de profissionais do SAE e irão acontecer toda última sexta-feira do mês, no turno da tarde, no Centro de Saúde Lineu Araújo, localizado na Rua Magalhães Filho”, explica a enfermeira Roseane Nadler.

A enfermeira destaca ainda que o SAE apresenta boa aderência dos usuários, sendo baixa a taxa de pacientes que abandonam o tratamento, considerando a média nacional. “Isso demonstra o bom trabalho desenvolvido no SAE, que conta com profissionais qualificados e que seguem a política de humanização do SUS, aumentando a satisfação do usuário e a adesão ao tratamento. Com o grupo, essas ações serão fortalecidas”, pontua.

Convivendo com o vírus HIV desde 2018, Maria Luiza (nome fictício) faz tratamento no SAE e relata que participará do grupo de Adesão. “Não compartilhei essa minha situação de saúde com a minha família e esse grupo faz com que a gente possa conversar sobre o assunto com pessoas que vivem com o vírus, sem preconceito. Os profissionais também tiram as nossas dúvidas, são maravilhosos e eu só tenho a agradecer a eles pelo apoio”, conta.

 

 

Tópico: Aids

Sidebar Informações

Destaques