HGV agora é Hospital Ensino da Universidade Estadual do PI

Por: Juliana Gomes

Projeto de Lei foi aprovado pela Alepi na terça-feira (11). Alunos dos cursos de saúde da UESPI poderão desenvolver atividades práticas no HGV.

HGV agora é Hospital Ensino da Universidade Estadual do PI HGV virou Hospital Ensino para uso exclusivo dos alunos da UESPI.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) agora é o Hospital Ensino da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) aprovou na terça-feira (11) o projeto de lei nº 15/2017, que viabiliza que os alunos dos cursos de saúde da universidade pública possam desenvolver atividades práticas no hospital.

Através da lei, os alunos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia da UESPI terão prioridade em atividades práticas a serem desenvolvidas no HGV, em relação aos estudantes de outras instituições. Além disso, haverá uma diretoria para tratar dos interesses acadêmicos do hospital, que será indicada pela universidade.

Nouga Cardoso, reitor da UESPI, explicou que a lei em vigor atende uma exigência do Ministério da Educação e que se estende a todos os municípios em que a UESPI oferta cursos da área da saúde.

“É importante dizer que a aprovação dessa lei não se aplica apenas em Teresina e ao Hospital Getúlio Vargas e sim à toda a rede de hospitais públicos do Estado do Piauí, como o hospital de Parnaíba, Floriano, Picos, onde temos cursos de saúde. E isso vem para atender uma demanda da própria comunidade acadêmica da universidade, em consonância com o que exige o MEC para o reconhecimento dos cursos na área da saúde”, disse.

Segundo o Jesus Abreu, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a UESPI é atualmente a única universidade que utiliza o HGV. Ele explica que através dessa lei a universidade terá preferência e comandará a parte acadêmica do hospital.

 

 

Sidebar Informações