Hospital São Marcos firma parceria com hospital de traumas da Alemanha

Por: Rodrigo Antunes

Profissionais do UKB, de Berlin, visitaram o hospital, que deverá receber conhecimento e otimizar atendimento em traumas.

Hospital São Marcos firma parceria com hospital de traumas da Alemanha Reunião entre representantes do UKB e o HSM em Teresina.Foto: Reprodução/HSM

No último sábado (17) diretores do Hospital São Marcos receberam a visita de representantes do maior hospital de traumas da Europa, o UKB (Unfallkrankenhaus Berlin), que fica na Alemanha.

A visita faz parte de um intercâmbio internacional entre os dois hospitais. Atualmente, o Hospital São Marcos desponta como o maior hospital de alta complexidade do Piauí, e busca nesta parceria otimizar o atendimento para os pacientes que sofreram traumas. A parceria deve render mais conhecimento para os profissionais do hospital piauiense, além de elevar a qualidade do atendimento do Hospital São Marcos na categoria traumas.

Uma médica, um enfermeiro e um consultor do hospital europeu apresentaram a metodologia de trabalho do hospital europeu e avaliaram, em visita às dependências do São Marcos, a capacidade e a rotina de trabalho dos profissionais. A parceria entre os dois hospitais envolve troca de conhecimentos, troca de informações técnicas, troca de materiais e equipamentos.

Médica, enfermeiro e consultor alemães visitam setores do HSM em Teresina; Foto: Reprodução/HSM

“Eles têm um volume de atendimento de trauma gigantesco, então nós estamos estabelecendo uma parceria de conhecimento e também de troca de informações técnicas. Nossos profissionais, com acesso a esse hospital de traumas na Europa, assim como eles como já estão nos visitando agora, os nossos profissionais poderão estar visitando o atendimento desse tipo de paciente [politraumatizado]”, explica o Diretor de Práticas Médicas do Hospital São Marcos, Dr. Marcelo Martins.

Sobre a parceria entre os hospitais dos dois países, o consultor do UKB, Uwë Weibrecht, explica que a ideia da união entre os dois países partiu do próprio São Marcos, através do Dr. Joaquim Almeida, e que deverá dar ainda mais qualidade para os pacientes que procuram o Hospital São Marcos.

“Abrir as janelas para fora do país, criar uma parceria internacional, pode ser muito benéfico para os pacientes do hospital São Marcos e finalmente vai influenciando positivamente na medicina da capital e no estado do Piauí”, afirma Uwë.

O consultor do hospital alemão avaliou a estrutura e os serviços do Hospital São Marcos e destacou como positiva a estrutura e a adequação aos padrões internacionais de saúde por parte do HSM. Segundo o diretor geral do São Marcos, Dr. Joaquim Almeida, a visita dos representantes alemães segue mais uma etapa de um processo iniciado há cerca de 2 meses pelo hospital, que trabalha para qualificar os profissionais e elevar o HSM a referência também em atendimento em casos de trauma.

“Teremos uma equipe mais bem treinada, não só na área de enfermagem. Também vamos ter um intercâmbio com um grande centro médico como é na Alemanha, então isso realmente vai incentivar aqui dentro do Piauí para que tenhamos um serviço muito melhor do que nós já temos”, afirma Joaquim.

Enfermeiro e médica alemães que representaram o Hospital UKB em reunião no HSM. Foto: Reprodução/HSM

 

 

 

Sidebar Informações