Operação de combate a pedofilia cumpre mandados em 4 -...

Operação de combate a pedofilia cumpre mandados em 4 municípios

Por: Rodrigo Antunes

Operação Luz na Infância 2 acontece de forma simultânea em todo Brasil. No Piauí, equipes realizam buscas de arquivos e suspeitos poderão ser presos ainda hoje.

Operação de combate a pedofilia cumpre mandados em 4 municípios Policiais cumprindo mandados de busca e apreensão. Foto: SSP

A Polícia Civil participa nesta quinta-feira (17), da "Operação Luz na Infância 2", uma das maiores ações do mundo de combate à pedofilia.

No Piauí estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em 4 municípios (sendo 11 em Teresina, 03 em Parnaíba e na cidade de Itainópolis). Segundo as primeiras informações, 4 suspeitos devem ser conduzidos pela polícia nas primeiras horas desta quinta-feira. A força-tarefa é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) e ocorre desde as primeiras horas da manhã, num total de 24 estados, além do Distrito Federal. 

A operação é coordenada pela DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente) e conta com a participação de grande número de policiais civis, entre Delegados de Polícia, Escrivães e Agentes das seguintes unidades: DELEGACIA GERAL; GRECO; DIRETORIA DE INTELIGÊNCIA DA SSP/PI; DRCI (Delegacia de Repressão a Crimes de Informática); GPE (Gerência de Polícia Especializada); GPI (Gerência de Polícia do Interior); DEAM SUL; POLINTER; DEPRE;  DELEGACIA DO MEIO AMBIENTE, com apoio técnico da PERÍCIA CRIMINAL DO ESTADO DO PIAUÍ e PERÍCIA DA POLÍCIA FEDERAL.

Em alguns dos mandados, os policiais procuram a presença de imagens de crianças e até bebês em situação de exploração sexual. Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dint/Senasp/MESP) e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.

"A operação ainda está em andamento, mas já temos vários autos que vão ser conduzidos para autuação em flagrante.O que tem de importante nessa operação é que a Polícia Civil do Piauí é preparada para combater esse tipo de crime e já prendeu um dos maiores pedófilos do Brasil compartilhando e armazenando vídeos, imagens e outros arquivos de pedofilia no estado. Além disso vamos possivelmente prender pessoas em 4 municípios", disse o delegado geral Riedel Batista em entrevista a uma rádio nesta quinta.

Esse conhecimento produzido durante quatro meses foi repassado às Polícias Civis – em especial Delegacias de Proteção à Criança e Adolescentes - DPCA e Repressão aos Crimes de  Informática DRCI – que instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais a expedição dos mandados que foram deferidos com apoio do Judiciário, por meio da Central de Inquéritos em Teresina/PI.

Na primeira edição da Operação Luz na Infância, realizada em 20 de outubro de 2017, foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Durante a apreensão desses materiais nos 24 estados e DF, foram identificadas e presas 112 pessoas que utilizavam esses equipamentos para produzir, guardar ou compartilhar conteúdos de pedofilia na internet. Aquela operação foi resultado de seis meses de levantamentos e investigações coordenados pela Senasp/MESP, em conjunto com as agências de inteligência das Polícias Civis.

 

 

Sidebar Informações