PI: Delegacia especializada vai combater crimes contra o meio ambiente

Por: Francisca Pinto

A partir de agora, órgãos, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), terão o apoio da Delegacia Ambiental na resolução de crimes contra ao meio ambiente

PI: Delegacia especializada vai combater crimes contra o meio ambiente Meio ambiente/Foto: reprodução Google

A primeira Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do estado, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (10), no Parque Potycabana, em Teresina. A Delegacia Especializada em Crimes Ambientais é fruto de parceria entre as secretarias de Estado do Meio Ambiente e Segurança.

Para o secretário da Segurança, Fábio Abreu, a delegacia vai cumprir um importante papel na segurança pública do estado. “Essa unidade tem a função principal de preencher essa lacuna que existia com relação à questão do meio ambiente. Nós temos outras unidades especializadas, como é o caso do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, mas que não tinha o complemento das ações deste batalhão, no que se refere à polícia e judiciário, daí a importância dessa delegacia ser instalada para agir, integrada com essas unidades”, explicou o gestor.

As unidades policiais militares e os órgãos de defesa do meio ambiente, em todos os âmbitos da Administração Pública, deverão encontrar na delegacia uma forma integrada de atuação. A partir de agora, órgãos, como a  Polícia Rodoviária Federal (PRF), terão o apoio da Delegacia Ambiental na resolução de crimes contra ao meio ambiente ocorridos ou identificados no estado.

“Até então, o estado do Piauí não possuía uma delegacia especializada em combate a crimes ambientais e isso é muito importante, a partir de agora, termos uma delegada e uma equipe técnica preparada para combater esse tipo de crime. Sabemos que o Piauí é uma rota importante de tráfico de animais silvestres, de transporte irregular de madeiras e de desmatamento ilegal”, pontuou o secretário do Meio Ambiente, Ziza Carvalho.

 

Capacitação

Para a especialização dos policiais destacados para a Delegacia Ambiental, o Governo do Estado possibilitou o intercâmbio com polícias de outros estados como Pará e Mato Grosso para promover a qualificação antes da instalação da unidade.

 

Com informações da Ascom.

 

 

Sidebar Informações