Piauí tem a menor taxa de homicídios do Nordeste, diz -...

Piauí tem a menor taxa de homicídios do Nordeste, diz pesquisa

Por: Rodrigo Antunes

O número é significativamente menor do que a taxa nacional, de 30 mortes a cada 100 mil habitantes e cerca de três vezes menor que o estado de Sergipe.

Piauí tem a menor taxa de homicídios do Nordeste, diz pesquisa Piauí tem a menor taxa de homicídios do NE. Foto: reprodução

O Piauí tem a menor taxa de homicídios do Nordeste e a terceira menor do país, atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina.

Os dados são do Atlas da Violência 2018, estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados apresentados são referentes ao ano de 2016 e mostra que o estado registrou uma taxa de 21,8 mortes para cada 100 mil habitantes. O número é significativamente menor do que a taxa nacional, de 30 mortes a cada 100 mil habitantes e cerca de três vezes menor que o estado de Sergipe, que encabeça a lista de estados com maior número de homicídios, com 64,7 homicídios por 100 mil habitantes.

Segundo o secretário da Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, os números do Piauí são frutos de uma política de trabalho integrado entre as instâncias no estado.

“Na verdade, esse trabalho teve início em 2015, quando o atual governador assumiu e encontrou um cenário difícil na área da segurança púbica. Nós tínhamos, àquela época, 28 homicídios por cada 100 mil habitantes e através de um trabalho de integração dos órgãos, nós conseguimos reduzir já em 2015 e 2016 estes números e a tendência seguiu no ano de 2017”, esclarece o gestor.

 

Com informações da CCOm

 

 

Sidebar Informações