Margareth participa dos festejos da padroeira de José de Freitas

Por: Rodrigo Antunes

Festejos em homenagem a Nossa Senhora do Livramento seguem até o dia 15 de agosto. Devotos lotam celebrações na igreja matriz.

Margareth participa dos festejos da padroeira de José de Freitas Vice-governadora participa dos Festejos de José de Freitas. Foto: CCOM

Na noite desta quinta-feira (20) a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, participou da quinta noite dos festejos de Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas.

O tradicional festejo da padroeira do município atrai anualmente milhares de fiéis que louvam e demonstram sua fé em noites de celebração na área ao lado da Igreja Matriz, que ainda passa por reformas. O festejos serão realizados até a próxima terça-feira (15).

"Os festejos de Nossa Senhora do Livramento é uma das festas religiosas mais bonitas do Piauí. Esse ano tem como tema 'Maria, rainha que acolhe, escuta e anuncia'. É uma homenagem à Mãe Rainha, neste ano em que a Igreja comemora os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, nas águas do Rio Paraíba do Sul, fazendo crescer ainda mais o fervor da devoção à mãe de Jesus", afirmou a vice-governadora.

Fé que passa de geração em geração

Para as amigas e vizinhas Francisca Alves e Dalva Maria, os festejos de Nossa Senhora do Livramento é uma tradição desde a infância e que foi repassada para os filhos e netos. De forma simples, elas destacam que seguem o costume todos os anos de participarem das novenas utilizando roupas brancas.

"Nos preocupamos em virmos todos os dias. Acompanhamos as 11 noites em penitência porque deixamos tudo em casa "nas carreira", ajeitamos tudo direitinho e vimos satisfeitas e com o coração aberto para agradecer pelas graças alcançadas e,  claro, para pedir também a proteção da Mãe Rainha", explica Fátima que logo em seguida acrescenta: "fazemos questão de virmos vestidas de branco, porque é algo que faz parte da tradição. Foi ensinado pelos nossos pais e repassamos para os nossos filhos".

Dalva Maria completa  que "sem pensar muito naquelas coisas grandes, do luxo e da vaidade. Os fiéis à Maria não se preocupam com luxo e vaidade, vêm por ela. Depois que fazemos nossa devoção, voltamos para casa mais leves e já pensando em voltar amanhã".

Após a celebração de novenas, Margarete, ao lado do prefeito Roger Linhares e da secretária municipal de Saúde, Germane Linhares, andou e cumprimentou membros da comunidade antes do tradicional leilão, na barraca da igreja.

Na oportunidade, a vice-governadora ouviu o agradecimento  pela atenção  com a cidade, de alguns populares e do próprio prefeito. "É sempre com muita alegria que nossa cidade recebe a vice-governadora Margarete Coelho. Tê-la em contato com o povo e nossa equipe fortalece esssa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.  As obras de infraestrutura  como calçamento, a reforma e ampliação do Mercado Municipal e Hospital Municipal Nossa Senhora do Livramento são ações acompanhadas de perto por ela", ressaltou Roger Linhares.

Com informações da CCOM

 

 

 

Sidebar Informações