Prefeito pediu ao governo manutenção de barragem em 2017

Por: Rodrigo Antunes

José de Freitas: Ofício do prefeito Roger Linhares de março de 2017 pedia manutenção da barragem, que ameaça romper a qualquer momento.

Prefeito pediu ao governo manutenção de barragem em 2017 Barragem do Bezerro. Foto: Visão Piauí

Diante de uma tragédia iminente, moradores próximos a barragem do Bezerro, em José de Freitas, deixam suas casas e vão para abrigos da prefeitura.

Ainda neste domingo, foram detectados pelo menos 3 vazamentos no paredão da barragem, que deve romper nos próximos dias. A trágica história poderia ser diferente caso o Governo do Piauí tivesse agido na primeira vez em que a Prefeitura Municipal de José de Freitas notificou, via ofício, os órgãos competentes para manutenção da barragem.

O ofício (nº 068/2017) assinado pelo prefeito Roger Linhares (Progressistas) datado no dia 15 de março de 2017, pedia ao governo reparos no paredão a fim de evitar um possível rompimento. O ofício foi encaminhado com menos de 3 meses de gestão do atual prefeito, que voltou a pedir manutenção do paredão este ano com outro, de fevereiro de 2018 (nº 028/2018), encaminhado diretamente para a Emgerpi, empresa responsável pela manutenção das barragens.

Desde ontem, o Exército auxilia a retirada de moradores da área de risco. Cerca de 200 famílias estão sendo transferidas para casas de parentes e abrigos da prefeitura de José de Freitas. Máquinas escavam canais de saída de água da represa para amenizar a pressão sobre o paredão.

Ofício da Prefeitura de JF pedindo manutenção da barragem. Foto: Ascom/PMJF

 

 

 

Sidebar Informações