Juiz proíbe uso de fogos na campanha de Luzilândia -...

Juiz proíbe uso de fogos na campanha de Luzilândia

Por: da Redação

Mais dois municípios da região também tiveram restrição no uso de fogos e na realização de carreatas.

Juiz proíbe uso de fogos na campanha de Luzilândia Proibido uso de fogos em Luzilândia. Foto: G1

O juiz da Comarca de Luzilândia (240Km de Teresina) realizou uma reunião com candidatos a prefeito e vereador dos municípios de Luzilândia, Madeiro e Joca Marques para dar algumas explicações sobre a campanha eleitoral.

Na palestra do Dr. Mucio Vieira os principais assuntos abordados foram o uso de fogos de artifício e eventos do tipo carreata na cidade. A idéia da justiça é evitar poluição sonora excessiva pelas ruas da cidade, mantendo a ordem e evitando outros problemas ocasionados pelo barulho intenso de fogos de artificio e de carreatas. Na decisão do juiz com os candidatos ficou acertado que alguns municípios terão restrição.

Em Luzilândia, por exemplo, as coligações concordaram em não realizar queima de fogos. Após uma demorada conversa entre o juiz e os representantes das coligações, ficou acertado que carreatas ficam autorizadas em Luzilândia, dando assim mais uma opção de atividades pros partidos e candidatos. Esta não é a primeira vez que um município recebe esse tipo de restrição em período de campanha.

Recentemente, uma decisão do juiz de Heliomar Rios Ferreira, da 15ª Zona Eleitoral, também proibiu o uso de fogos nas campanhas eleitorais de Currais, Redenção do Gurguéia e Bom Jesus. Por lá, para poder usar fogos de as coligações precisam fazer uma comunicação prévia para a Polícia Militar com pelo menos 72 horas de antecedência, sendo proibido depois das 22hs.

Com isso, qualquer irregularidade que seja flagrada pela Polícia Militar ou pela Justiça Eleitoral, o evento deverá ser interrompido e todo o material deve ser apreendido.

Ainda durante a reunião, ficou acertado que no município de Joca Marques que carreatas ficam liberadas, mas fogos proibidos. Em Madeiro a medida foi mais rígida, onde ficaram proibidos carreatas e fogos de artifício.

Municípios fazem uso indiscriminado de fogos

Em alguns municípios do Piauí, o uso constante de fogos de artifício em atividades política tem chamado a atenção das autoridades. Dependendo do município, as restrições podem ser brandas ou mais rígidas.

 

 

Sidebar Informações