O Conselho Municipal Contra as Drogas (COMPOD) lançou nesta última segunda-feira (7), na U.E.M Neyde Magalhães, o projeto “Meu Bairro Sem Drogas”, com o tema central “Prevenção às Drogas”. A ação visa a diminuição e conscientização do uso de drogas em toda a cidade.
Durante os dias 7 a 11 de novembro, os alunos das escolas da zona urbana e rural da cidade receberão palestras ministradas pelos conselheiros tutelares e policiais militares.
A ideia do projeto é fazer com que a criança/aluno entendam todos os males que o uso desses entorpecentes podem fazer com eles e com a família.
Compromisso esse firmado entre a o Conselho Tutelar de Codó e Polícia Militar.
Além de orientar as crianças, os profissionais buscam parcerias com lideranças dos bairros e profissionais que atuam com esse tema, sendo possível o fortalecimento de vínculos com os representantes das comunidades e organizações que trabalham na área.
Confira a programação
Dia 09/11 – U.E.M Talmir Quinzeiro
Tarde: 16h às 17h
Palestrante: Manoel Júnior
Dia 10/11 – U.E.M São Luis
Tarde: 16h às 17h
Palestrante: Jair Ribeiro
Dia 11/11 – U.E.M Renato Archer
Manhã: 10h às 11h
Tarde: 16h às 17h
Palestrante: Policia Militar (Proerd)
Os males que as drogas trazem para as crianças
Com o desenvolvimento das cidades, vem um problema drástico para a sociedade, o uso de drogas cada vez mais frequentes entre crianças e adolescentes de todo o Brasil.
O consumo excessivo destes entorpecentes (álcool, cigarros, cocaína, crack, dentre outros) leva os jovens a se tornarem vítima de violência e adentram no mundo do crime fazendo com que roubem e/ou matem para manter seu próprio vício.
Apoio da família
A família tem a principal ferramenta na prevenção para combater o uso de drogas nas crianças e adolescentes. Uma grande problemática é a falta de diálogo com os filhos leva e isso levas os pais a terem uma certa “vergonha” de falar sobre o assunto.
É preciso estar atentos em cada passo dado por seus entes e diagnosticarem o quanto antes o uso de drogas no ambiente familiar, para que não seja um problema maior no futuro.