Ferdinando Coutinho é diplomado prefeito de Matões -...

Ferdinando Coutinho é diplomado prefeito de Matões

Ferdinando Coutinho e sua vice Cristina Pereira foram diplomados nesta quarta-feira (14)

Ferdinando Coutinho é diplomado prefeito de Matões Ferdinando e Cristina. Foto: Redes Sociais

O prefeito eleito Ferdinando Coutinho (PSB) e a vice Cristina Pereira (PC do B), foram diplomados nesta quarta-feira (14) pelo Juiz de Direito Dr. Marcus Aurélio Veloso de Oliveira Silva. A cerimônia aconteceu no Plenário João Desiderio, da Câmara Municipal de Matões.

Prefeito eleito Ferdinando Coutinho e vice Cristina Pereira diplomados
Prefeito eleito Ferdinando Coutinho e vice Cristina Pereira diplomados

Após a execução do Hino Nacional, o primeiro a ser diplomado foi o prefeito eleito Ferdinando Coutinho, logo em seguida sua vice Cristina foi diplomada.

Em seguida foi realizada a diplomação dos vereadores eleitos e suplentes. O vereador eleito, Igleses Brandão (PSB), que foi eleito pelo grupo do prefeito, não compareceu na diplomação, que segundo a atual prefeita, Suely Pereira, o mesmo está em um treinamento e será diplomado em uma data futura.

O prefeito eleito encabeçou a coligação “A união continua” e obteve 9.470 votos, que corresponde a 52,96%, dos votos válidos da cidade.

“Estou feliz e irei fazer o meu mandato voltado a todos os cidadãos de Matões. Irei dar continuidade ao belo trabalho que a Suely Pereira fez em nosso município. Um dos nossos principais objetivos é diminuir a criminalidade em nossa cidade”, afirmou o prefeito eleito, Ferdinando Coutinho à imprensa.

Diplomação dos candidatos eleitos

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral afirma que o candidato foi de fato eleito pelo povo, com isso, o candidato diplomado está apto a tomar posse no cargo.

Nesse caso, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado em definitivo o pleito eleitoral, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.

 

 

Sidebar Informações