Em Pedro II: Expedição no Rio Corrente visita um novo trecho

Na comemoração do Dia Mundial da Água, as instituições sediadas no município de Pedro II estão promovendo atividades para chamar a atenção da comunidade local pela a situação que se encontra este liquido precioso consumido pela a população local.

 

Para isso, foi planejada a expedição no leito do Rio Corrente, desde suas nascentes na Serra dos Matões até o barramento com o Açude Joana, obra construída pelo o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) para o abastecimento da cidade de Pedro II. No dia 13, uma caravana saiu em um dos braços do rio até o Sitio Revedor.

 

Nesta terça-feira (18), a caravana formada por representantes do CERAC (Centro Regional de Assessoria e Capacitação), Mandacarú, IFPI (Instituto Federal do Piauí) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, percorreram o trecho do outro braço da nascente do Rio Corrente, na Serra dos Matões, na cachoeira “Véu de Noiva”, até o lugar chamado Lajinhas, vizinho ao bairro Boa Esperança, na zona urbana do município.

 

\"\"

 

No trecho percorrido na segunda parte, os participantes constaram a ocupação desordenada do solo para o cultivo de lavouras, criação de animais, desmatamento da mata ciliar, lixo doméstico e até mesmo um desvio do curso d’água e a construção de um barramento.

 

Todos estes impactos ambientais estão sendo anotados e georeferenciados para compor um relatório que será destinado aos Órgãos competentes e propor medidas urgentes para revitalizar o Rio Corrente.

 

\"\"

 

\"\"

 

\"\"

 

\"\"

 

\"\"

 

\"\"

 

\"\"

 

\"\"

 

\"\"

 

A expedição no Rio Corrente continua nesta quarta-feira (19), e os participantes planejam chegar até ao Açude Joana, depois de passar pela barragem do Cordeiro e o Olho D’água Pirapora.

Na programação, os organizadores estarão realizando a limpeza das margens do Açude Joana na próxima sexta-fera (21) apartir das 6 horas da manhã. 

 

 

Sidebar Informações