Moradores abandonam casas em área de risco no interior do PI

Por: Rodrigo Antunes

Picos: Chuvas ameaçam desmoronar morros e moradores já deixam suas residências. Manutenção dos morros há tempos não é feita pelo poder público.

Moradores abandonam casas em área de risco no interior do PI Moradores resgatam moto que desabou em deslizamento. Foto: Picos40Graus

Após intensas chuvas que caíram nos últimos dias, moradores de áreas de riso acenderam a luz de alerta na cidade de Picos (310 Km de Teresina).

Com um relevo que apresenta muitos morros, cerca de 20 famílias picoenses estão passando por momentos de aflição por ver a cada dia parte do morro desmoronar, podendo atingir logo em breve as suas casas.

O local, é o Morro da Marina, localizado no centro da cidade, onde desde o último sábado famílias se mudam do local. Em matéria publicada em um portal local (Picos40Graus), alguns moradores relatam a aflição de ter que deixar suas casas, como é o caso do segurança Wiliam Sousa, que morou no local por 12 anos.

Ele conta que não tem condições de comprar um terreno em outro local melhor da cidade e que nos últimos anos o poder público não tem realizado as manutenções de contenção das encostas do morro. Ele saiu de casa e agora paga aluguel em outra casa num bairro diferente da cidade. A moto do vigilante foi ‘vítima’ do desmoronamento de encostas e acabou descendo morro abaixo após as chuvas que caíram na última sexta-feira (05).

Em outros casos, partes do morro começaram a ceder e achegaram a atingir cômodos que de casas que ficam embaixo. Na parte de cima, os desmoronamentos começam a afetar a estrutura das casas, que deixam suas moradas dia após dia.

Os moradores afirmam que já procuraram os órgãos competentes e denunciaram a situação, porém, nada foi feito. Para o site local, o coordenador da Defesa Civil do município afirmou que a prefeitura não tem como fazer muro de arrimo no local por ser caro e simplesmente afirmou para os moradores procurarem um local seguro.

Com informações do Picos40Graus

 

 

Sidebar Informações