PTB trai Padre Walmir e se junta a oposição na Câmara de Picos

Por: Rodrigo Antunes

Grupo de vereadores mudou de lado em cerca de 12hs e formou chapa com apoio da oposição na Câmara Municipal.

PTB trai Padre Walmir e se junta a oposição na Câmara de Picos Novo presidente da Câmara e prefeito de Picos, Padre Walmir.

Parece que a ‘moda’ de partidos e aliados governistas se ‘desgarrarem’ de seus gestores, iniciada na Câmara Municipal de Teresina, está pegando.

Dessa vez foi em Picos, onde na disputa pela mesa diretora da Câmara Municipal, o PTB fechou acordo na manhã desta terça-feira (26/06) para apoiar a reeleição do atual presidente da casa, Hugo Victor (MDB).

Na reunião ficou definido que a chapa seria formada da seguinte forma: Hugo Victor, presidente; Zé Luís (PTB), vice-presidente; Wellington Dantas (PT), secretário; Afonsinho (PP), segundo vice-presidente; e a segunda secretaria ficou à disposição do PTB, que seria indicado o vereador Chaguinha (PTB) ou Dalva Mocó (PTB).

A candidatura à reeleição de Hugo Victor conta com o total apoio do prefeito municipal Padre Walmir Lima (PT), que havia se reunido recentemente com o PTB, que administra três secretarias importantes (Saúde, Serviços Públicos, Cultura), e pedido apoio da sigla considerada pelo gestor como aliada.

Mas nas últimas 12 horas, com a articulação do ex-prefeito José Neri de Sousa (PTB), o cenário foi totalmente mudado. Os três vereadores do PTB deram uma ‘rasteira’ no prefeito Padre Walmir e se aliaram a oposição formada por cinco parlamentares (Afonsinho, Dedé Monteiro, Valdívia Santos e Renato Ibiapino). O grupo registrou a chapa na manhã desta quarta-feira (27/06) e ficou formada da seguinte configuração:

  • Zé Luís (PTB), presidente;
  • Afonsinho (PP), vice-presidente;
  • Toinho de Chicá (PP), secretário;
  • Dalva Mocó (PTB), segunda vice-presidente;
  • Chaguinha (PTB), segundo secretário;

Segundo a fala dos vereadores PTBistas, o partido não rompeu com o prefeito, e sim optou por uma candidatura independente. A especulação é que os trabalhistas estariam insatisfeitos pela procura tardia a seu partido para a formação da chapa governista.

A mudança repercutiu no Palácio Coelho Rodrigues. Ainda não é confirmada, mas existe a especulação que o prefeito Padre Walmir Lima deve, nas próximas horas, exonerar todos os secretários petebistas. Aliados ainda buscam uma forma de dialogar como será o comportamento da nova mesa diretora para caso o cenário não se torne favorável ao candidato governista.

 

 

Sidebar Informações