Átila Lira comemora aprovação da Universidade do Delta

Por: Rodrigo Antunes

Deputado destaca luta antiga para conseguir aprovação do projeto na Câmara dos Deputados.

Átila Lira comemora aprovação da Universidade do Delta Deputado Federal Átila Lira. Foto: Câmara

O deputado federal Átila Lira (PSB-PI) foi relator na Comissão de Educação do projeto de Lei n° 5.272-C de 2016, aprovado na última terça-feira (19) no plenário da Câmara dos Deputados.

O projeto cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba -UFDPar, por desmembramento da Universidade Federal do Piauí. Os deputados  Júlio Cesar (PSD)  e Paes Landim (PTB) foram relatores na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Átila Lira comenta que essa é uma luta antiga que visa colocar Parnaíba em destaque como cidade universitária. Parnaíba é a segunda cidade mais populosa do Estado do Piauí e está localizada na microrregião do litoral piauiense, tendo grande alcance social não só para essa microrregião, mas à toda mesorregião Norte Piauiense. Além disso, com a criação da UFDPar serão beneficiados, o nordeste do Maranhão e o noroeste do Ceará.

“Estamos valorizando a educação superior, pública e gratuita, e promovendo a inclusão dos que mais precisam de uma formação superior de qualidade. Educação é a condição essencial para o desenvolvimento regional associado a políticas afirmativas de inclusão. Portanto, a instituição será um importante polo para o desenvolvimento integrado da região, com a qualificação profissional e inclusão social. Estou muito feliz com a aprovação desse projeto”, destaca o deputado Átila Lira.

Com informações da Ascom
 

 

 

Sidebar Informações