Projeto torna música gospel manifestação cultural do Piauí

Por: Rodrigo Antunes

Deputado Francis Lopes apresentou projeto de lei para reconhecer a música gospel como manifestação cultural do estado e assim receber recursos do SIEC.

Projeto torna música gospel manifestação cultural do Piauí Deputado Francis Lopes na Alepi. Foto: Rodrigo Antunes/45graus

O deputado estadual Francis Lopes (PRP) apresentou na Alepi um projeto de lei que insere eventos e projetos de música gospel no SIEC (Sistema de Incentivo Estadual a Cultura).

O Siec é um sistema adotado pela Secretaria de Estado da Cultura para viabilizar verbas para projetos culturais, incluindo eventos musicais, gravação de CDs, DVDs e outros registros culturais.

O projeto altera a lei do SIEC a fim de reconhecer a música gospel como manifestação cultural do Piauí. Segundo o deputado, a música gospel não entrava nos incentivos do SIEC por não ser reconhecida como manifestação cultural do estado.

“Temos aqui no Piauí o SIEC, mas essa lei só beneficia outros tipos de música. A música gospel que é a música que louva a Deus ela não pode fazer parte desse programa. Agora, como a gente sabe que a música gospel tomou de conta do nosso Brasil, independente de religião é uma música muito ouvida, nós estamos apresentando esse projeto para que tenhamos o reconhecimento da música gospel como manifestação cultural”, disse o deputado.

Francis afirma que a autoria do projeto é da ex-deputada estadual Rejane Dias (PT), mas que não chegou a ser votado. O deputado fez ajustes no projeto e apresentou na casa legislativa.

 

 

Sidebar Informações

Destaques