ID Jovem é lançado em Timon e deve beneficiar 40 mil jovens

Por: Rodrigo Antunes

Câmara de Vereadores de Timon realizou audiência com a presença do Secretário Nacional de Juventude para implantação do program ID Jovem no município.

ID Jovem é lançado em Timon e deve beneficiar 40 mil jovens Secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, lança ID Jovem em Timon. Foto: Rodrigo Antunes/45grau

Uma audiência pública realizada na manhã desta sexta feira (01) marcou a implantação do programa federal ID Jovem no município de Timon. 

A audiência aconteceu na Câmara Municipal e contou com grande presença popular, além de autoridades como o deputado estadual Edilázio Júnior e do secretário nacional de juventude, Assis Filho, do ex-deputado federal e assessor da presidência, professor Sétimo Waquim.

O programa já é presente em muitas cidades do Brasil e garante a jovens de 15 a 29 anos, de baixa renda, benefícios como pagamento de meia entrada em eventos culturais e esportivos, além de gratuidade na inscrição do exame nacional do ensino médio (ENEM). 

Juventude compareceu à audiência na Câmara de Timon. Foto: Rodrigo Antunes/45graus

A audiência pública foi solicitada pela vereadora Professora Socorro (PMDB) a fim de apresentar e esclarecer dúvidas dos timonenses sobre o programa, que deverá trazer benefícios e garantir direitos para os jovens carentes do município. Para participar, os jovens cadastrados devem ter renda familiar de até dois salários mínimos.

"É um projeto que vai fortalecer o atendimento, que é uma grande preocupação minha, à juventude do município de Timon. Estamos em um dia muito feliz porque a gente consegue dar cumprimento ao nosos mandato trazendo algo a nossa cidade que vai atingir os mais vulneráveis, aqueles que hoje estão mais vitimizados da droga, da violência, que é a juventude", disse a vereadora Professora Socorro.

Professora Socorro e o secretário nacional de juventude, Assis Filho. Foto: Rodrigo Antunes/45graus

No Brasil deverão ser atendidos 15,4 milhões de jovens, que são de famílias carentes e ainda estão em fase de conhecimento do programa. Segundo o secretário Assis Filho, em Timon cerca de 40 mil jovens serão atendidos pelo programa, que garante além de garantir a meia entrada em eventos esportivos e culturais, garante o pagamento de meia passagem em transportes interestaduais terrestres e embarcações. A expectativa do Governo Federal é que mais de 980 mil jovens participem do programa no estado do Maranhão.

Audiência na Câmara de Timon. Foto: Rodrigo Antunes/45graus


"É uma polícia pública nova, que ainda está em fase de conhecimento do público alvo. Nós já passamos por 9 municípios do Maranhão, daqui de Timon vamos para São José de Ribamar, Vargem Grande, e o objetivo é visitar todas as regiões do estado disseminando o programa e levando essa importante política pública pros jovens aqui do estado", afirma Assis Filho.

O programa já está ativo no município de Timon e o cadastro pode ser feito via smartphone, através do aplicativo do ID Jovem. Lá, o jovem precisa apresentar o número do seu NIS (Número de Inscrição Social) e gera sua identidade jovem. Ou através do site da Caixa Econômica Federal, seguindo os mesmos procedimentos. Para os jovens que ainda não tem acesso a internet, a prefeitura do município também estará disponibilizando atendimento nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), como forma de facilitar o acesso dos beneficiários ao programa.
 

Programa ID Jovem deve atender 40mil jovens em Timon. Foto: Rodrigo Antunes/45graus
Jovens participaram de audiência pública em Timon. Foto: Rodrigo Antunes/45graus

 

 

 

Sidebar Informações